Notícias Adventistas

Projetos Sociais

Vida por Vidas celebra 21 anos com grande mobilização em Betim

Movimento mobiliza jovens adventistas a doação voluntária de sangue há 2 décadas na América do Sul.


  • Compartilhar:
Passeata realizada nas ruas do centro de Betim. (Divulgação)

Caminhada, feira de saúde, palestras, apresentação de fanfarras, arrecadação de alimentos e, claro, doação de sangue marcaram a celebração de 21 anos do movimento Vida por Vidas na cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Foram mais de cinco horas de programação em quatro pontos da cidade com mais de 150 bolsas de sangue coletadas, além de centenas de atendimentos à população. De acordo com o coordenador do movimento, Alessandro Vitor, a mobilização já faz parte do calendário da cidade. “A parceria com órgãos públicos, supermercados e profissionais da saúde faz do movimento uma verdadeira celebração. Todos os anos realizamos várias ações, mas a do mês do doador de sangue é sempre a maior e mais esperada. Afinal, estamos unidos pela mesma causa, que é salvar vidas”, conta ele.

Leia também:

Igreja no Sudeste lança projeto Bom de Lição

Justiça garante fora do sábado para policiais adventistas

Feira de Saúde realizou centenas de atendimentos a população. (divulgação)

Além da doação de sangue, também foi realizado o cadastro para doação de medula óssea.

Para os jovens da cidade, o movimento é essencial. “Sempre nos unimos para doar sangue por meio do Vida por Vidas e, quando podemos oferecer mais serviços à população, é ainda melhor. Nos sentimos mais úteis para eles, fazendo um pouco do que Jesus fez por nós”, disse Thiago Duarte, líder de jovens.

Jovens com Alessandro na abertura da programação. (divulgação)

Vida por Vidas

A campanha foi realizada pela primeira vez no Brasil em abril de 2005, no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu de jovens adventistas preocupados com a queda drástica nos estoques de sangue durante o feriado da Páscoa. Devido ao grande sucesso, o estado de São Paulo também abraçou a campanha em setembro do mesmo ano.

Em 2006, o projeto alcançou projeção global ao ser condecorado e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o passar dos anos, a iniciativa, que inicialmente era voltada para a época da Páscoa, expandiu-se para edições trimestrais e ganhou escala internacional, atuando em oito países da América do Sul.

Crianças também tiveram momentos de pintura e brincadeiras. (divulgação)

Ao longo de sua trajetória, o Vida por Vidas consolidou parcerias diretas com a rede pública de saúde. Em junho de 2011, por exemplo, o projeto foi homenageado pelo Ministério da Saúde, na Fundação Hemocentro de Brasília, por sua colaboração contínua para o estímulo da doação voluntária de sangue.

No Brasil e na América do Sul, a campanha já mobilizou mais de 1,2 milhão de doadores cadastrados