Notícias Adventistas

Saúde

Semana da Enfermagem mobiliza estudantes e profissionais na FAAMA

A programação reuniu estudantes e profissionais da saúde em ações sociais, atividades práticas e reflexões sobre técnica, ética e humanização no cuidado.


  • Compartilhar:

A Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), localizada em Benevides, no Pará, promoveu mais uma edição da Semana da Enfermagem. A programação reuniu estudantes, professores e profissionais da área em uma série de atividades voltadas à formação técnica, humana e espiritual dos futuros enfermeiros.

Com o tema “técnica, ética e política”, a semana buscou reforçar pilares considerados essenciais para o exercício da profissão. A programação incluiu abertura solene, minicursos formativos, ações sociais, atividades práticas e um culto jovem de celebração.

Conforme o diretor acadêmico da instituição, Ricardo Costa Caggy, os três conceitos precisam caminhar juntos dentro da enfermagem.

“A técnica do ponto de vista da perícia, das habilidades, das competências a serem desenvolvidas. E sem ética a técnica não funciona. Então a técnica precisa da ética para ser exercida. E a política como um processo decisório de tomar boas decisões para o cuidado, para a saúde e, principalmente, para o serviço e o cumprimento da missão através da profissão da enfermagem”, destacou.

Formação além da sala de aula

A programação começou ainda no início de maio com uma campanha de doação de sangue promovida no campus. A ação mobilizou estudantes, colaboradores e diferentes cursos da instituição. Ao todo, 109 pessoas participaram da campanha, que arrecadou 73 bolsas de sangue, número que pode beneficiar até 292 vidas.

A comunidade acadêmica também participou de arrecadação de alimentos e de outras atividades integradas ao longo da semana. Além disso, a campanha contou com apoio da Liga Acadêmica de Habilidades Básicas em Enfermagem e envolveu estudantes de diversos cursos da FAAMA, como enfermagem, teologia, psicologia, pedagogia, direito e análise e desenvolvimento de sistemas.

Leia mais

Como parte da programação da Semana da Enfermagem os alunos também tiveram palestras, momentos de reflexão, além de minicursos realizados nos prédios e laboratórios da instituição. A proposta foi aproximar ainda mais os acadêmicos da prática profissional.

Uma das atividades envolveu experiências na área neonatal, em parceria com profissionais do Hospital Adventista de Belém. Durante os treinamentos, os estudantes puderam aprender sobre monitorização de pacientes, administração de medicamentos em recém-nascidos e controle de sinais vitais.

Ensino, pesquisa e extensão

A instituição também reforçou durante a Semana da Enfermagem o compromisso com a formação integral dos estudantes. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da FAAMA, Rayanne Branco, o diferencial da graduação está no tripé ensino, pesquisa e extensão.

“Nós queremos que esse aluno tenha um conhecimento técnico muito forte, que ele desenvolva competências, habilidades, mas que ele tenha um conhecimento aprofundado de pesquisa. Assim, na prática ele pode tomar decisões eficazes baseadas em evidências. Com isso, ele conseguirá colocar todo esse conhecimento em prática nas atividades de extensão.”

A proposta é preparar profissionais com conhecimento técnico e científico, mas também capacitados para tomar decisões baseadas em evidências e aplicar o aprendizado em ações práticas junto à comunidade.

Para a gerente de enfermagem do Hospital Adventista de Belém, Gisele Moraes de Souza, o curso tem papel importante na preparação de profissionais para a região amazônica.

“Nós temos a oportunidade de formar profissionais qualificados conforme os princípios técnicos, científicos e também espirituais que a instituição trabalha. Isso faz toda a diferença quando o paciente chega para ser cuidado por esse futuro profissional”, afirmou.

Humanização e propósito

Entre os estudantes, reflexões sobre propósito e humanização no atendimento também marcaram a Semana da Enfermagem.

A acadêmica Luane Fernandes, do nono período de enfermagem, afirmou que deseja exercer a profissão com empatia e acolhimento.

“Desejo não apenas tratar doenças, mas também acolher, ouvir e oferecer conforto em momentos difíceis”, comentou.

Já a estudante Rebeca Kilme destacou o impacto do tema escolhido para a programação.

“A gente consegue ver que para ter uma excelência técnica, a ética e a política precisam estar unidas também”, disse.

Por fim, os participantes também celebraram a profissão em um culto jovem realizado no campus. As turmas que participaram das atividades e contribuíram nas ações solidárias receberam bonificação na prova integrada do semestre.