Santa Convocação: Concílio marca compromisso com fidelidade e entrega total a Deus
Renovação espiritual, palestras impactantes, ações nas igrejas locais e celebração em família marcaram o evento.

O Concílio Santa Convocação, realizado de 8 a 12 de abril no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE), reuniu pastores distritais, departamentais, administradores e palestrantes convidados. O evento, com quatro dias intensos de estudos, reflexões e ações, é um marco espiritual e organizacional que objetiva fomentar a fidelidade e o compromisso total com o Senhor.
O Concílio
O pastor Rubens Mandeli, líder de Mordomia Cristã para Brasília e Entorno, resume o objetivo do concílio: “Nosso sonho ao realizar a ‘Santa Convocação’ é o de ver cada pastor, líder e membro da igreja desfrutando da alegria que é dizimar e ofertar ao Senhor, participando do sustento da pregação do evangelho através dos recursos que depositam na tesouraria da igreja, apressando o retorno de Cristo para muito em breve contemplarmos Sua face vindo nas nuvens dos céus”.

Para que este objetivo pudesse ser alcançado, o programa foi dividido em três partes, contemplando atividades teóricas e práticas.
PARTE 1 - Quarta a sexta-feira pela manhã
Neste período, todos os pastores da APlaC participaram de seminários, aulas técnicas e estudos de caso. Para o pastor Rubens Mandeli,: “Os momentos foram inspiradores, alternados com períodos dedicados a oração particular e coletiva”.
Esses momentos foram oportunos para motivar os participantes a praticar e promover a fidelidade, especialmente na devolução das ofertas como pacto de amor e gratidão a Deus.
Integraram também esta primeira parte as seções plenárias, lideradas pelos pastores Marcos Bonfim e Josanan Alves, líderes de mordomia da Associação Geral e Divisão Sul-Americana, respectivamente.
O pastor Marcos Bonfim apresentou o tema “As perdas e a restauração de todas as coisas”, ocasião em que refletiu sobre o tempo profético que estamos vivendo e a certeza do cuidado e sustento de Deus em meio aos acontecimentos finais.
O Pr. Josanan Alves abordou os temas “Por que não somos congregacionalistas?”, destacando o período de 19 anos (1844 a 1863) que os pioneiros levaram para organizar a igreja, especialmente o sistema financeiro de suporte à obra e à missão mundial; e “Acã, Ananias e Safira: o problema da cobiça e ganância”, momento em que destacou a relevância dessas histórias bíblicas para nossos dias, finalizando com uma reflexão inspiradora sobre o plano divino de fidelidade para Seu povo.
Durante este período, os pastores participaram de um carrossel com temas práticos que envolvem o dia a dia na administração dos recursos da igreja e receberam sugestões de atividades que podem auxiliar líderes e membros a experimentar a alegria de devolver a Deus aquilo que Lhe pertence. A seguir, os temas abordados:

- Aula 1: O uso do ACMS, sistema de gerenciamento de membros e recursos da Igreja, que foi elaborado para registrar e fornecer informações para facilitar as atividades administrativas.
- Aula 2: O uso do Power BI, uma plataforma online que transforma e visualiza dados de diversas fontes em relatórios e dashboards interativos. Ela facilita a tomada de decisões estratégicas ao automatizar a análise de grandes volumes de dados de forma visual e intuitiva. Essa ferramenta tem sido utilizada pela Igreja para unificar dados, facilitando a visualização dos mesmos e contribuindo para maior transparência em relação à aplicação dos recursos da igreja.
- Aula 3: Como implementar e treinar a Equipe Distrital de Mordomia Cristã (EDMC). A EDMC ajuda o pastor a inspirar e guiar a igreja, oferecendo também a oportunidade para que os membros descubram, desenvolvam e utilizem seus dons. Em um nível organizacional mais amplo, a EDMC visa melhorar a implementação dos projetos do departamento de mordomia da Associação nas igrejas locais.
- Aula 4: Planejamento de Mordomia. Ministrada pelo Pr. Rubens Mandeli, a aula teve como foco o pastor como educador e apresentou atividades práticas sobre como implementar diversas ações inspiradoras e educativas, tais como: Sábado mensal de mordomia, adoração em todos os cultos, Festa das Primícias, uso do 7me, sacerdócio no lar, restaurando a santidade etc.
Além disso, os pastores participaram de uma roda de estudos de caso. Dois temas foram considerados: “O uso das ofertas e os métodos proibidos de arrecadação de fundos para as despesas da igreja” e “Dívidas da Igreja”. Esse momento foi fundamental para refletir sobre o uso indevido dos recursos, especialmente dos dízimos, para despesas locais da igreja.
PARTE 2 - Sexta-feira à noite e sábado pela manhã

Neste período, as 84 igrejas das macrorregiões Central, Ceilândia, Taguatinga e os distritos de Gama Central e Gama Oeste receberam pastores de toda a APlaC e obreiros do escritório, que apresentaram temas sobre fidelidade com ênfase nas ofertas. Para o pastor Rubens Mandeli: “Esses foram momentos especiais em que líderes e membros da igreja foram desafiados a comprometerem-se com Deus na devolução dos dízimos e das ofertas como pacto de amor”.
O pastor Elias Gonzaga, auxiliar da IASD Taguatinga Centro, esteve em uma das igrejas contempladas e testemunhou: “Após o culto de sábado, um membro da igreja me procurou para agradecer pela mensagem. Conversando comigo, ele revelou que estava sendo infiel nos dízimos e nas ofertas e o motivo disso era uma série de argumentos que ele mesmo rotulou como desculpas. Ele, a partir daquele momento, estava decidido a ser fiel”. O pastor Elias concluiu: “Louvado seja Deus pelo programa da Santa Convocação em todo nosso território!”.
O pastor Sandro Costa, pastor sênior da IASD Taguatinga Centro, destacou o momento que a igreja viveu no sábado. Ele recebeu em sua igreja o pastor Leonino Santiago, líder de mordomia cristã para todo o Centro-Oeste (UCOB), e aproveitaram o momento da Santa Convocação para realizar a Festa das Primícias. “Os irmãos corresponderam devolvendo quatro vezes mais o valor de oferta que comumente é entregue aos sábados, além disso doaram mais de meia tonelada de alimentos como gratidão a Deus”, destacou o pastor Sandro.
Essa ação tornou possível partilhar o conhecimento adquirido, gerando momentos de reflexão bíblica e decisões por batismos, ampliando o alcance espiritual do concílio.
Parte 3 - Domingo pela manhã

No domingo pela manhã, os pastores retornaram ao CATRE, acompanhados por suas esposas e filhos. Nesta oportunidade, os pastores Josanan Alves, Leonino Santiago e Demóstenes Neves conduziram a celebração do encontro “Restaurando a Santidade”. Nessa ocasião, os pastores da APlaC tiveram a oportunidade de renovar os votos de fidelidade nos dízimos e ofertas, observância do sábado e compromisso de amar e cuidar dos filhos e da família.
No encerramento, todos participaram da cerimônia da Ceia do Senhor, ministrada pelo pastor Jean Abreu, presidente da APlaC.
Refletindo sobre estes momentos o pastor Mandeli, destacou: “Os dias que antecederam a ‘Santa Convocação’ foram intensos e de muita oração para organizar cada detalhe. Os momentos em que passamos juntos entre pastores e família e com as igrejas que atendemos foram inspiradores e encerrar as atividades participando da Ceia do Senhor foi uma experiência ímpar, ratificando os votos de fidelidade a Deus com os símbolos que representam o corpo e o sangue de Cristo, dados em favor de cada um de nós.”
Próximas Ações: Impacto nas igrejas
Os pastores saíram motivados a promover em suas comunidades a busca diária pela presença de Deus, preparando a membresia para confiança e entrega total.
Os efeitos positivos do concílio continuarão a ser notados, é o que explica o pastor Rubens ao falar sobre as próximas ações: “Voltaremos a nos encontrar agora em um grande programa de fidelidade no dia 24 de maio na IASD Águas Claras, juntamente com os grupos do ancionato, tesoureiros e líderes de mordomia cristã de todo DF e Entorno. E em agosto, todas as igrejas serão desafiadas a realizar o final de semana de mordomia”.
Participantes compartilharam suas experiências

Pastor Wesley Avelar, distrito de Lagos: “Que manhã de domingo abençoada e inspiradora. Agradeço de coração por tudo o que foi proporcionado a mim e à minha família”.
Pastor João Gusmão, distrito de Arapoangas: “Expresso minha sincera gratidão a Deus pela condução deste concílio pastoral, momento em que fomos renovados na missão e reafirmados no chamado. Agradeço à administração da APlaC pela liderança comprometida, visão espiritual e zelo pela igreja. Aos colegas de ministério, minha consideração e apreço pela comunhão, unidade e dedicação à causa. Seguimos firmes, conscientes de que não trabalhamos para homens, mas para o Senhor”.
Pastor Michel Moroz, distrito de Águas Claras: “Santa Convocação muito abençoada por aqui! O Pr. Josanan foi tocado por Deus a fazer um apelo para batismos, e tivemos 19 decisões ao todo. Na sexta-feira, foram 5 decisões, sendo que uma delas já se concretizou hoje: a do Arthur, um jovem responsável que veio a Brasília para morar com os tios e dar continuidade aos estudos. Sua mãe, já adventista e residente no Pará, apoiou sua decisão. Nesta manhã, mais uma vez, o pastor sentiu o direcionamento de Deus para fazer um novo apelo, e outras 14 pessoas decidiram se preparar para o batismo nos próximos dias ou meses. Além de atuar como líder de mordomia, o Pr. Josanan também é evangelista. Foi uma grande bênção!”
