Pastor e jornalista Siloé Almeida falece após luta contra o câncer
Com mais de 40 anos de ministério dedicado à Igreja Adventista, teve um papel estratégico no desenvolvimento da comunicação denominacional na América do Sul

O pastor, jornalista, administrador e estrategista de gestão de crises Siloé João de Almeida faleceu na manhã deste sábado, 30 de maio, em Campinas, interior de São Paulo. Ele tinha 73 anos. Lutava contra um câncer de próstata e estava internado desde o início da semana passada. Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, serviu a Igreja Adventista do Sétimo Dia por mais de 40 anos em diferentes áreas e níveis da denominação.
Iniciou sua jornada profissional como diretor de escola. Posteriormente, esteve à frente de quatro hospitais, como o Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Atuou diretamente na criação do Programa Adventista de Saúde (Proasa).
Leia também:
Em julho de 1995, durante a 56ª Assembleia da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Utrecht, na Holanda, foi nomeado diretor do Departamento de Comunicação da sede sul-americana adventista. Ao longo dos 10 anos em que esteve na função, fundou a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN), deu início à profissionalização da área na estrutura organizacional, impulsionou o desenvolvimento da comunicação nos templos locais e fortaleceu o relacionamento com a imprensa.

Ele também contribuiu com a expansão da Rede Novo Tempo de Comunicação. Durante os anos iniciais, foi o jornalista responsável pelas notícias veiculadas na programação da Rádio Novo Tempo. Foi peça-chave para construir a identidade informativa da Novo Tempo e conquistar a confiança do público na comunicação da Rede. Consolidou o entendimento de que comunicação não é apenas divulgação, mas uma ferramenta estratégica para a missão.
Reconhecimento além da esfera denominacional
Ao longo de sua trajetória, tornou-se conhecido em redações jornalísticas de todo o Brasil, criando pontes para impulsionar a visibilidade das ações filantrópicas da Igreja Adventista nos meios de Comunicação. A imprensa o tinha como fonte e referência jornalística. Em suas viagens internacionais, mantinha contato com veículos para oferecer informações sobre assuntos diversos, inclusive com entradas ao vivo para reportar fatos de interesse público. Isso fez dele um colaborador de programas como Jornal Nacional (JN) e Fantástico, da Rede Globo.

Em 2001, diante da amizade com o jornalista Cid Moreira, de quem foi íntimo até seu falecimento, em 2024, Siloé o convidou para gravar versos bíblicos, projeto que tornou a Bíblia narrada pelo ex-apresentador do JN um marco na indústria fonográfica brasileira.

Com o Mutirão de Natal não foi diferente. Quando a iniciativa de arrecadação e distribuição de alimentos nasceu, em 1994, pelas mãos do casal Marli e Sérgio Azevedo, Almeida ajudou a esboçar um projeto que despertasse o interesse da imprensa. Resultado: virou notícia em rede nacional.
Seu trabalho influenciou diretamente o ambiente que permitiu a expansão da rádio, da televisão, da internet, dos projetos missionários de mídia e de relações públicas da denominação. "Existe uma fase antes e depois do imenso trabalho realizado pelo pastor Siloé Almeida na comunicação adventista. Com ele, ganhamos mais visibilidade, nos tornamos mais conhecidos e admirados como denominação religiosa. Seu grande legado, sem dúvida, está na relação com os meios de comunicação e nas inúmeras vezes em que atuou em situações de crises que mostraram a seriedade do trabalho da Igreja Adventista do Sétimo Dia", sublinha o pastor Jorge Rampogna, atual diretor do departamento de Comunicação da sede sul-americana adventista.
"Agora descansa um gigante, alguém que contribuiu significativamente para que mais pessoas, em várias regiões, tivessem a esperança de que em breve Jesus voltará", pontua Rampogna.
Foco missionário constante
Suas contribuições ainda se estenderam por áreas como liberdade religiosa, deveres cívicos e assuntos públicos, além de estratégias na gestão de imagem corporativa.

Depois de sua jubilação como secretário ministerial da Associação Paulista Central (APaC), sede administrativa da Igreja Adventista para a região central do estado de São Paulo, integrou o Instituto de Disseminação do Evangelho – Gospel Outreach do Brasil (IDE-GO), um ministério de apoio para a denominação. Nomeado como vice-presidente (2019), presidente (2022) e presidente de honra (2024), o IDE-GO foi estruturado sob sua gestão.
Nesse período, estreitou laços com organizações superiores e entidades parceiras da Igreja Adventista, impulsionando a visibilidade do IDE-GO e incentivando a representação do IDE nas igrejas locais. Também criou o setor de relacionamento com apoiadores e incentivou a participação em congressos e feiras de missões para buscar novos doadores.
"O pastor Siloé sempre foi uma inspiração para a Igreja. Um comunicador nato, homem humilde e sempre disposto a ensinar, a acolher, a buscar maneiras de levar pessoas para mais perto de Cristo. É com pesar que nos despedimos deste grande líder, mas o fazemos com a certeza de que seu legado continuará inspirando pessoas a ousar mais, a fazer mais pela causa de Deus", ressalta o pastor Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista para oito países sul-americanos. "Que neste momento de dor, Deus dê conforto à família e aos amigos que o admiravam. Cremos que o reencontro com ele será em breve, quando se cumprirá a promessa de Apocalipse 21:4."
Conheça mais sobre sua trajetória e legado:
Reconhecimento
Diversos líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia e profissionais registraram seu apreço pelo pastor Siloé Almeida neste sábado. No Instagram, o pastor Rafael Rossi, presidente da Rede Novo Tempo de Comunicação, escreveu: "Sua contribuição ultrapassa cargos e funções. Está presente nas pessoas que inspirou, nos comunicadores que formou, nos projetos que ajudou a construir e na visão missionária que transmitiu com tanta convicção."

O jornalista Heron Santana, diretor de Comunicação da Igreja Adventista para Pará, Amapá e Maranhão, relembrou uma das características que mais admirava. "Sempre que eu o acompanhei em alguma atividade, a gentileza de Siloé se sobressaía, não de forma instrumental, funcional, mas sempre orgânica, natural, pessoal, espontânea. Eu imaginava Jesus assim: gentil, educado, caloroso, acolhedor, sorridente, generoso ao compartilhar ensinos, perseverante no discipulado de seus liderados. Eu ficava absolutamente fascinado e desejar ser assim e me comportar de forma semelhante em meus relacionamentos."

O pastor Siloé João de Almeida deixa a esposa, professora Marisa; a filha Karina Lotze; e os filhos Mauricio Albuquerque de Almeida Neto e Siloé João de Almeida Júnior, além de seis netos.
A cerimônia de despedida ocorrerá neste domingo, 31 de maio, das 9h às 15h, no Crematório Memorial Bom pastor, em Campinas.
Jael Eneas é pastor, músico, comunicador e mestre em Teologia. Durante 21 anos liderou o Ministério de Música, Comunicação e Educação em sedes administrativas da Igreja Adventista nas regiões Norte, Noroeste e Sudeste. Hoje é secretário da Associação dos Obreiros e Pastores Adventistas Jubilados para o estado de São Paulo.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.