Nova igreja é inaugurada em Feira de Santana e fortalece missão adventista nos centros urbanos
A igreja de Ponto Central faz parte do projeto Esperança para Grandes Cidades, que tem o foco em expansão misssionária.

No último sábado, celebramos a inauguração de uma nova igreja em Feira de Santana, ampliando a presença missionária em um dos principais centros urbanos do interior baiano. Além disso, a iniciativa faz parte do projeto “Esperança para as Grandes Cidades”. Essa é uma estratégia da Igreja Adventista voltada ao plantio de igrejas e fortalecimento da missão em regiões urbanas de grande densidade populacional. Dessa forma, o projeto busca ampliar o alcance evangelístico e atender comunidades urbanas em crescimento.
A cerimônia reuniu líderes adventistas da Bahia e Sergipe, líderes da região central da Bahia, pastores distritais, membros, convidados e moradores da comunidade local. Além disso, o momento foi marcado por gratidão, celebração e pelo compromisso de tornar a nova igreja um espaço de acolhimento, evangelismo e serviço à população.
Sendo assim, a congregação passa a fortalecer ainda mais a atuação missionária da Igreja Adventista na região. Ao mesmo tempo, busca aproximar a comunidade de ações espirituais, sociais e de apoio às famílias locais.
A expansão missionária em cidades estratégicas tem sido uma resposta ao crescimento urbano e aos desafios enfrentados nos grandes centros. Nesse cenário, esse projeto estimula a implantação de igrejas voltadas ao fortalecimento da comunidade, com iniciativas que buscam promover ações sociais, apoio espiritual e atividades que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Missão urbana e presença estratégica

Durante a programação, os participantes puderam compreender a relevância da criação de novas frentes missionárias em áreas urbanas, afinal, são locais que seguem em expansão. Por esse motivo, Feira de Santana foi destacada como um território estratégico, já que é considerada um dos maiores entroncamentos rodoviários do país e a segunda cidade mais populosa da Bahia.
“Cada nova igreja inaugurada representa esperança para as famílias da cidade. Por isso, nosso propósito é estar mais próximos das pessoas, entendendo suas necessidades e apresentando uma mensagem de fé e transformação”, destacou o pastor Jucimar Noya, líder geral da Igreja Adventista na região central da Bahia.
A nova igreja nasce com o objetivo de atuar além das programações tradicionais, logo, a proposta inclui iniciativas voltadas ao fortalecimento comunitário, pequenos grupos, estudos bíblicos, projetos sociais e atividades de integração com os moradores da região.
Para Kerlisson Magalhães, diretor financeiro da Igreja Adventista na região central da Bahia, o projeto reforça o compromisso da Igreja Adventista com a missão urbana. “As grandes cidades apresentam muitos desafios, mas também enormes oportunidades de evangelismo. Queremos que essa igreja seja um ponto de apoio espiritual e social para toda a comunidade, afinal, essa é nossa missão”, ressaltou.
O pastor Moisés Silva, líder geral da Igreja Adventista para Bahia e Sergipe destacou a importância dessa inauguração. "Jesus falou para os discípulos que a ordem do céu seria discipular pessoas. Nesse discipulado nós expandimos o Reino e a igreja. A construção física dos templos é um dos elementos importantes para a expansão do evangelho. Aqui na Bahia e Sergipe, nós queremos que cada local tenha uma igreja, faltam 28 municípios para que tenhamos em todos uma igreja física. Depois nós queremos entrar para todos os bairros, com igrejas orgânicas, sejam elas nas casas, nos templos, sejam elas nas praças, em escolas, enfim", ressaltou.
Leia mais: 130 Anos de um legado que escreve o futuro da Educação Adventista na Bahia e Sergipe
Comunidade celebra novo espaço de esperança

Por fim, líderes, membros da igreja e a comunidade local também participaram da inauguração e demonstraram entusiasmo com a chegada da nova igreja ao bairro. Para muitos, o novo espaço representa acolhimento, amizade e fortalecimento da fé.
O projeto “Esperança para as Grandes Cidades” tem impulsionado o plantio de igrejas em diferentes regiões urbanas da América do Sul, incentivando congregações mais próximas das necessidades da população e com atuação missionária relevante nos bairros onde estão inseridas, logo, a iniciativa conta com a parceria da Associação Geral, Divisão Sul-Americana, Casa Publicadora Brasileira, União Leste Brasileira e da Associação Bahia Central.
"A inauguração da IASD Ponto Central me traz sentimentos de gratidão e alegria, pois a nova igreja é resultado de muita oração, trabalho e perseverança. É notório ver que Deus tem conduzido e cuidado dessa igreja em todos esses anos, portanto, essa igreja continuará com a missão de salvar vidas, acolher e resgatar pessoas para o reino de Deus. Por fim, celebramos o início de uma nova história, e acreditamos que muitas vidas serão alcançadas para o nosso Senhor Jesus", afirmou Rafaela Andrade, secretária da igreja.
Com a inauguração em Feira de Santana, a Igreja Adventista amplia sua atuação missionária no interior baiano e reafirma o compromisso de levar esperança, serviço e transformação às grandes cidades.
"Sem dúvida é um sentimento muito especial, porque cada centro urbano que recebe uma igreja, nos alegra saber que a esperança está chegando numa cidade, numa região desafiadora, e com essa chegada, temos a certeza de que Deus vai realizar milagres neste lugar" afirmou o pastor Leonardo Pombo, líder financeiro para Bahia e Sergipe.
Um ano em Missão

O projeto Um Ano em Missão (One Year in Mission – OYiM) é uma iniciativa evangelística da Igreja Adventista do Sétimo Dia, coordenada pelo departamento do ministério jovem. Com isso, o objetivo do projeto é incentivar a participação de jovens adventistas no evangelismo em centros urbanos. Sendo assim, os participantes unem talentos, recursos e conhecimento profissional para atender às necessidades das comunidades por meio de ações que integram a pregação do evangelho ao serviço social.
Nesse ano, a equipe da Associação Bahia Central estará servindo e atuando na nova igreja do Ponto Central, ampliando cada vez mais a missão, pois, quanto mais o evangelho for espalhado, mais pessoas serão alcançadas.





