“Lembra-te”: Encontro de Professores fortalece a identidade adventista
A programação do dia 7 de março reforçou saúde, propósito, comunhão e fidelidade como lembranças essenciais para a vida e a missão docente.

No dia 7 de março, professores das nove unidades da Educação Adventista em Brasília e Entorno, junto à liderança educacional e espiritual, participaram do Encontro de Professores Adventistas, realizado no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE). O evento foi um convite a “lembrar o essencial” e a retornar ao que dá sentido à vida e ao chamado de educar, reafirmando a identidade adventista e o compromisso com a missão.
A frase que guiou o encontro e resumiu as atividades do dia foi: “Lembra-te. Porque quem lembra, volta ao Centro.” Foi um dia de pausa, reencontro e reposicionamento, em meio à rotina escolar, demandas, prazos e responsabilidades. O encontro funcionou como um respiro: corpo, Palavra, propósito e comunhão no mesmo caminho. A mensagem foi transmitida de forma clara e indicou passos possíveis e cheios de sentido.
Ao longo da programação, que contou com momentos de louvor, reflexões e testemunhos, ressaltou-se que cuidar de quem educa também é missão. Uma vez que na Educação Adventista, o compromisso não se limita à excelência acadêmica; ele inclui o cuidado com o professor para que ele permaneça firme, saudável e conectado ao propósito.

Luciana Souza, líder da Educação Adventista em Brasília e Entorno, destacou que a intenção do encontro foi fortalecer fundamentos que sustentam o dia a dia do educador cristão: “Relembrar conceitos que os professores já conhecem, mas que sempre precisamos trazer novamente à memória. Falamos da importância da fidelidade a Deus, da comunhão diária, do compromisso com a missão e do cuidado com a saúde; princípios que fazem parte da nossa identidade como adventistas.” Ela reforçou ainda o impacto dessa identidade na prática docente: “Gostaríamos que cada professor saísse daqui com a certeza de quem realmente é: não apenas um professor adventista, mas um servo de Deus.”
“Lembra-te”
Com o tema “Lembra-te”, o encontro conduziu os participantes por diferentes âncoras de fé e vida prática:
- Lembra-te de ti - Destacou saúde e mordomia do corpo como parte da fidelidade no cotidiano;
- Lembra-te da Palavra – Apresentou uma reflexão bíblica aplicada à rotina;
- Lembra-te do propósito - Reforçou mordomia e recursos como expressão de coerência;
- Lembra-te de Deus - Chamado para uma comunhão diária;
- Lembra-te dEle - Apontou o sábado como descanso, pertencimento e identidade;
- Lembra-te de permanecer fiel - lembrou que é possível viver com identidade mesmo em “Babilônia”;
- Lembra-te do teu compromisso - Traduziu a inspiração do dia em um passo prático e constante.
Saúde como mordomia e cuidado de dentro para fora

A palestra “Lembra-te de ti: O templo e o cuidado integral”, com o Dr. Davi Reis Lopes, responsável pela área médica da Adventist Health, mostrou que saúde não é vaidade nem meta isolada, é mordomia e sustento para servir. Em síntese: somos salvos para servir, e a paz para enfrentar desafios não nasce de “ajustes externos”, mas da experiência real com Cristo.
Dr. Davi reforçou a centralidade da graça no cotidiano escolar: “Acho fundamental os professores apresentarem Cristo de uma maneira simples para os alunos, mostrando que Ele é um Deus de amor, que nos perdoa e um Deus que quer nos ajudar a reorganizar a nossa vida.” Ele explicou como a transformação duradoura acontece: “Se nós formos tentar de fora para dentro, não vamos ter sucesso; agora, se nós vamos de dentro para fora levando Cristo lá no coraçãozinho das crianças… naturalmente Deus vai ajudá-la a se reorganizar mentalmente, socialmente e espiritualmente.”
O Dr. Davi destacou também, a necessidade de um cuidado intencional para manter equilíbrio e energia para servir: “É importante, importante que o professor esteja bem com ele mesmo... entender que a graça de Deus nos reveste com o manto de Cristo e isso produz paz.” Nesse contexto, os oito remédios naturais foram apresentados como apoio prático para a disposição, a temperança e a constância: “Quando o professor também cuida dele, ele vai estar muito melhor pra cuidar dos seus alunos.”
Contemplação que restaura a imagem de Deus

O pastor Idjaterson Ramos, responsável pela capelania da unidade escolar da Educação Adventista em Formosa, destacou que os professores devem colocar o estudo bíblico no centro da rotina. Ele lembrou que a vida acadêmica exige preparo e excelência, mas que o alvo diário do educador adventista precisa ser espiritual: “Como alvo diário ele tem que ter o estudo da Bíblia, porque o estudo da Bíblia é o método pelo qual nós conhecemos a pessoa de Cristo.”
O pastor conectou essa prática ao propósito da Educação Adventista: “Como rede adventista, nós entendemos que o nosso principal papel… é fazer com que os alunos possam voltar ao estado original… voltar à imagem e semelhança de Deus.” E esse caminho começa no educador: ao contemplar a Cristo, ele reflete essa luz e o aluno aprende também pelo exemplo.
Comunhão constante é possível

O pastor Jean Abreu, presidente da Associação Planalto Central (APlaC) ao falar sobre comunhão diária, reforçou que Deus conhece a realidade do professor e não exige “horas intermináveis”, mas sinceridade e constância.
Ele explicou que a comunhão produz frutos visíveis no ambiente escolar: “Quando o professor mantém comunhão diária com Deus, ele desenvolve frutos do Espírito como paz, paciência e sabedoria. Assim, ao entrar na sala de aula, seu coração já está conectado com Deus. Diante de uma situação de indisciplina, por exemplo, ele não reage por impulso, responde com calma, com sabedoria... Ele fala com firmeza, mas sem agressividade, ele é atencioso e amável”.
Fidelidade como gratidão e testemunho diário

Na abordagem “Lembra-te do propósito”, o pastor Rubens Mandelli, líder de Mordoma cristã da APlaC, apresentou um caminho prático para a mordomia cristã: “Administrar recursos não é apenas uma questão de organização financeira, mas principalmente uma resposta de gratidão a Deus.” Ele lembrou que as prioridades espirituais devem vir antes: “Ao receber qualquer recurso, o primeiro pensamento deve ser ‘como posso honrar a Deus com aquilo que Ele me confiou?’” Para os professores, a fidelidade, vivida com intencionalidade, torna-se expressão de identidade e testemunho.
Saúde como meio, não fim

No período da tarde, o mapeamento de saúde, apresentado pelo palestrante Ricardo Vilela, apresentou como um “retrato” da necessidade do autocuidado, sem comparação e sem julgamento. A proposta foi ajudar cada professor a perceber como está e escolher com consciência o próximo passo possível, entendendo que saúde sustenta comunhão, missão e serviço.
Sábado, pertencimento e identidade adventista

O pastor Urbano Pereira, tesoureiro da APlaC, trouxe uma reflexão sobre o sábado e a identidade adventista, conectando pertencimento e fidelidade. Em sua fala, ele percorreu a história da guarda do sábado ao longo dos tempos, destacando que o próprio nome “Igreja Adventista” revela um povo que espera a volta de Jesus e guarda o sábado como dia santificado. Como afirmou: “As palavras de Deus abençoando o dia de sábado no Éden ecoam e são válidas até hoje. É um dia separado e deve ser vivido desta forma.”
O pastor também alertou sobre a condição espiritual de Laodiceia: “Não háproblema doutrinário, o desafio é a apatia espiritual. Mas Deus vai suscitar pessoas dentro dessa igreja para vivenciar uma experiência profunda com Ele.” Ele apresentou o sábado como selo de Deus, que diferencia Seu povo, e convidou cada professor a vivenciá-lo em plenitude: organização durante a semana, últimos detalhes resolvidos na sexta-feira e presença intencional na igreja para adorar; priorizando Deus, amigos e família.
"Precisamos de professores que sejam, acima de tudo, espirituais”, disse o pastor, reforçando que a educação adventista deve ser conduzida por pessoas comprometidas com a fé e o exemplo cristão.
Compartilhando a vivência
Cássia dos Reis Pacheco, professora de Educação Física da Unidade do Gama (DF), relatou o impacto desse momento: “Minha lembrança essencial foi a palestra do professor Ricardo Vilela… Compreendi que, para cuidar bem do próximo, primeiro preciso estar bem comigo mesma.” Ela destacou ainda o compromisso de viver e ensinar um estilo de vida equilibrado, colocando em prática os oito remédios naturais: ar puro, água, alimentação saudável, exercício físico, luz solar, temperança, descanso e confiança em Deus.
Washington Ximenes Marques, professor de Língua Portuguesa da Unidade Valparaíso, sintetizou sua decisão pessoal em forma de lembrança: “Lembrar da minha vida saudável. Porque pode mudar e moldar o meu caráter. Com isso serei mais paciente e compreensivo… e ensinar o caminho de Cristo com mais alegria.”
Entre os testemunhos, Patrícia Andrade, coordenadora pedagógica na Unidade de Águas Claras, compartilhou sua experiência pessoal de dependência e fidelidade a Deus. Em sua fala, resumiu a essência do compromisso: “A gente não negocia com Deus.” Para ela, a fidelidade não é barganha, mas resposta. Deus reconhece quem nós somos.” Ela também reforçou que a paz não nasce das circunstâncias, mas do foco em Cristo, e convidou os professores a experiências reais com Deus: “provai e vede”.
Louvor e testemunho musical

Um dos destaques foi a participação musical de John e Andreia Leal, que levaram ao encontro não apenas canções, mas também a marca de um ministério de adoração e testemunho, conectando os professores ao centro da mensagem do dia.
Um marco para continuar no cotidiano
O encerramento foi especialmente simbólico: a exibição de uma mensagem em vídeo, enviada pelo pastor Josanan Alves, seguida da entrega do livro Herdeiros do Reino de sua autoria e de um cartão de compromisso. O gesto funcionou como um marco emocional e coletivo, reforçando identidade, fidelidade e constância.
Veja o álbum de fotos do Encontro de Professores
