Igreja no Sul do Rio de Janeiro reúne 600 mulheres em convençao
O evento teve como objetivo apresentar os diversos projetos desenvolvidos pelo Ministério da Mulher e encorajá-las a cumprirem a missão.

Foram necessárias cadeiras extras para acomodar as mais de 600 mulheres que se reuniram no Colégio Adventista de Nova Iguaçu no sábado, 2 de maio. A edição de 2026 da Convenção do Ministério da Mulher teve como tema “Transformadas para Transformar” e reforçou a necessidade do preparo espiritual para o cumprimento da missão evangelística.
As mulheres têm se destacado quando o assunto é a pregação do evangelho na região que abrange a Zona Oeste do Rio de Janeiro, parte da Baixada Fluminense e as cidades que compõem o Sul do estado. Não apenas por serem maioria numérica entre os membros da igreja, mas também pelo comprometimento e atuação nas mais diversas frentes de trabalho em suas congregações locais.

Para Raquel Souza, líder do Ministério da Mulher na Associação Rio Sul (ARS), o tema “Transformadas para Transformar” transmite a mensagem de que Deus tem um chamado para as mulheres. “Ele quer que nós, mulheres, sejamos um canal de transformação. Mas, antes, Ele quer nos transformar! Sem uma vida transformada, a missão perde o propósito e não alcança corações”, afirmou.
“As mulheres da Associação Rio Sul são comprometidas e respondem bem ao chamado! Tenho visto cada vez mais mulheres com o coração na missão, usando seu talento e sua disposição de forma criativa, única e surpreendente! Eu louvo a Deus pela atuação do Espírito Santo na vida delas, porque queremos ver Jesus voltar logo”, completou a líder.

Oradora do evento, Ester Leal lidera o Ministério da Mulher nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Ela destacou a diversidade de personalidades e dos momentos vividos por cada mulher, sem deixar de lado o compromisso e o desejo de cumprir a vontade de Deus.
“A nossa vida é uma caminhada, uma jornada diária. É gratificante estar à frente das mulheres, poder olhar no rosto delas e perceber, por meio de suas expressões, essa diversidade. Algumas aparentam estar mais avançadas na caminhada com Deus e outras, alguns passos atrás. Então, eventos como estes são importantes, porque mostram isso a elas na prática. Não importa onde você está nessa jornada espiritual; o que importa é continuar avançando com fé, garra, força e coragem”, relatou.
Para Ester Leal, estar com Deus é um processo diário. “A cada dia precisamos, realmente, vencer aquele dia, começando-o com Deus. Dessa forma, seguimos caminhando nessa jornada até sermos transformadas e, assim, transformar outras pessoas”, concluiu.

Leia também:
Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi a apresentação dos testemunhos de mulheres alcançadas pelo projeto Almofada do Coração. Em todo o território atendido pela Igreja Adventista no Sul do Rio, mulheres se mobilizam para confeccionar almofadas terapêuticas, utilizadas para oferecer conforto e apoio aos braços de pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Desde o início do projeto, cerca de 2 mil unidades já foram entregues gratuitamente a essa população.
Para Renata Melo, que atua como líder do Ministério da Mulher em sua igreja local e participou do evento, os diferentes projetos auxiliam e incentivam as mulheres a se engajarem em ações missionárias.
“O projeto Almofada do Coração tem levado mulheres, em um momento difícil, a conhecerem um Deus acolhedor. O projeto Chá entre Amigas tem conduzido amigas a Cristo com alegria e empatia, enquanto a oportunidade de envolver a igreja em campanhas voltadas para mulheres detentas permite que sejamos um braço de apoio”, analisa.
“São muitos os projetos, mas todos têm em comum o amor ao próximo e refletem o nosso Criador”, conclui Renata.
Todas as participantes da convenção ganharam uma Bíblia especial de presente. No exemplar, além das escrituras sagradas, há um guia de estudos bíblicos. O objetivo é que elas estudem a Bíblia com outra mulher e, ao final dos estudos, presenteia a Bíblia a esta amiga, para que ela também estude com outra pessoa e forme, dessa forma, uma corrente missionária de conhecimento de conversão e aprofundamento na Palavra de Deus.

Segundo o presidente da Igreja Adventista na região Sul do Estado, pastor Geovane Souza, o avanço das ações missionárias é reflexo em grande parte do trabalho desenvolvido por mulheres e ressalta a importância de encontros como a Convenção. "Todos saímos motivados e inspirados. Saiba que, ao retornar para suas atividades, você pode ser a resposta de oração de alguém", afirmou Souza.
Desafio Superação
Um dos projetos de maior destaque promovidos pelo Ministério da Mulher é o Desafio Superação, movimento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama por meio do incentivo à prática de atividade física. Todos os anos, em uma data escolhida no mês de outubro, as mulheres são desafiadas a se inscrever no projeto e participar nas modalidades de corrida ou caminhada.
A renda obtida nas edições de 2025 e 2026 foi destinada à unidade de Resende, no Sul do estado, da Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). A entidade presta atendimento gratuito a pacientes e familiares em tratamento contra a doença.
Durante a convenção, a assistente social e representante da instituição apresentou um breve relatório sobre os investimentos realizados a partir da doação feita pelo projeto.
“Com o Desafio Superação, vocês alcançam muitas pessoas e conseguem nos ajudar a transformar vidas que vocês nem imaginam o quanto são abençoadas com esse gesto. O paciente oncológico, além do tratamento contra a doença, enfrenta outras necessidades, como alimentação, moradia e falta de renda, entre outras dificuldades. Com a ajuda de pessoas como vocês, conseguimos apoiá-los”, agradeceu.
Por meio da doação recebida, foi possível comprar e instalar um aparelho de ar-condicionado na sede da instituição, a fim de oferecer melhores condições de conforto aos pacientes, além de realizar a confraternização de fim de ano em uma ação de acolhimento ao público atendido pela FNCC.

Solidariedade
Ainda durante a convenção, foram arrecadados kits de higiene pessoal para serem entregues, no Dia das Mães, a mulheres em situação de reclusão no presídio feminino de Gericinó.
Caixas e até porta-malas inteiros lotados de doações não paravam de chegar ao evento, e a quantidade surpreendeu até mesmo os organizadores. Todo o material arrecadado será organizado em kits e embalado como presentes para ser entregue a essa população.
