Igreja local promove ação de saúde para mulheres com exames preventivos e consultas gratuitas
Parceria com o Hospital Adventista de Itaboraí e a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, no Rio, levou prevenção e cuidado para moradoras da comunidade

O templo adventista central de São Gonçalo, no interior do Rio de Janeiro, abriu suas portas para uma ação de saúde voltada exclusivamente para mulheres. A iniciativa realizada no domingo, 31 de maio, e organizada pelo Ministério da Saúde local, ofereceu coleta de exame preventivo, consulta ginecológica e nutricional de forma gratuita para mulheres da comunidade.
A ação contou com a parceria do Hospital Adventista de Itaboraí, responsável pela análise dos exames coletados, e da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, que contribuiu com materiais e suporte para a realização da atividade. A equipe de atendimento foi formada por voluntárias, entre elas enfermeiras membros da própria igreja, uma médica ginecologista e obstetra, e uma nutricionista.
Leia também:
- Barco leva atendimento de saúde a ribeirinhos e retoma missão histórica na Amazônia
- Unidade móvel da ADRA leva atendimento odontológico gratuito à Grande Goiânia
Para Ana Beatriz Sarmento, diretora associada do Ministério da Saúde da igreja local e uma das organizadoras da ação, o objetivo foi justamente encurtar o caminho entre as mulheres da comunidade e o cuidado com a saúde. “A gente quis, com os meios que a gente tem, possibilitar isso para elas de forma mais rápida, fácil e personalizada. Muitas dessas mulheres dependem do SUS [Sistema Único de Saúde], e a demanda é grande. O que era para ser simples acaba sendo dificultado pela demora”, explicou.
A enfermeira Júlia Dutra reforçou o impacto de ações como essa para populações em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, além dos atendimentos em si, o contato com as mulheres serviu também para orientá-las sobre seus próprios direitos. “Muitas vezes, as pessoas não sabem que têm direito a uma ginecologista, a um exame preventivo. É uma forma de alcançar a população e mostrar o que está disponível para elas”, pontuou.

Cuidado integral
A médica ginecologista Mariana de Oliveira destacou a importância de pensar a saúde de forma integral. “Não podemos ver só a parte ginecológica; temos que ver a paciente como um todo. Ações como essa inserem a mulher nesse contexto de autocuidado”, afirmou, lembrando que orientações sobre alimentação e atividade física também fizeram parte de cada consulta.
A nutricionista Karina Braun, que soube da ação por meio de uma paciente e se inscreveu como voluntária, classificou a experiência como transformadora. “O que mais me marcou foi perceber como informações simples para mim fazem uma grande diferença na vida de cada uma delas”, analisou.
Lana Maria, moradora de São Gonçalo e uma das beneficiadas, resumiu o que o dia representou: “Toda a equipe foi muito atenciosa e me senti acolhida e cuidada. A gente acaba se esquecendo de si mesma no dia a di, com trabalho, filho. É bom parar e olhar um pouco para si mesma”, disse.

Fé e cuidado lado a lado
Para Geisson Monteiro Marroch, diretor administrativo do Hospital Adventista de Itaboraí, a parceria com a igreja reflete diretamente a missão da instituição. “Acreditamos que o verdadeiro cuidado acontece de forma integral, considerando corpo, mente e espírito. Ações como esta refletem valores que norteiam nossa atuação diariamente: o acolhimento, a compaixão e o compromisso em servir”, ressaltou.
A ideia nasceu no planejamento anual do Ministério da Saúde da igreja com um propósito claro: “Jesus nos diz para amarmos uns aos outros. A gente quis colocar esse amor em prática e mostrar para a nossa comunidade que a nossa igreja enxerga as pessoas, enxerga suas necessidades e quer fazer a diferença na vida delas”, contou Ana Beatriz.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.