Guerra Finita: Encontro de alunos adventistas
Alunos adventistas desvendam enigmas sobre o Fim dos Tempos e o chamado à Missão

Em um dia marcado por reflexão profunda e atividades envolventes, mais de 300 alunos das nove unidades da Educação Adventista em Brasília e Entorno se reuniram no CATRE (Centro Adventista de Treinamento e Recreação), na última sexta-feira, 06 de março, para o evento "Guerra Finita".
Com o objetivo de reafirmar a identidade adventista e desafiá-los a viverem sua missão, o encontro proporcionou uma experiência única de aprendizado e espiritualidade, culminando em um circuito investigativo "Sherlock" que testou conhecimentos bíblicos e trabalho em equipe.
O fim da batalha espiritual

A palestra do Pastor Cadu, líder jovem da União Centro Oeste-Brasileira (UCOB), que, baseado em Romanos 13:11-12, apresentou uma mensagem poderosa sobre a certeza do fim da guerra espiritual. Ele enfatizou que, apesar das batalhas diárias: pressões, tentações e conflitos internos e externos, a promessa de vitória e um desfecho glorioso, pois Jesus voltará.
O Pastor Cadu desafiou os alunos a serem protagonistas em suas escolas, adotando uma postura correta e um senso de missão que os torne relevantes espiritual e socialmente. Ele compartilhou sua própria jornada, lembrando-se de quando foi capelão e de seu sonho de criança de estudar em uma escola adventista.
Abordando a questão da influência, o pastor desaprovou o uso das redes sociais para atacar outros, quando poderiam ser plataformas para disseminar o bem. Ele ressaltou a importância da coerência entre o fazer e o falar, destacando que o testemunho é fundamental: "Neste cenário de batalha espiritual, o aluno da educação adventista pode ser uma influência positiva ao viver os princípios de Cristo, demonstrando amor, integridade e serviço. É sendo luz e sal que impactamos a escola, a igreja, a família e a comunidade.", destacou o pastor Cadu.
"Sherlock": O circuito investigativo
Uma das atividades mais aguardadas foi o circuito investigativo "Sherlock", que transformou o aprendizado bíblico em uma emocionante “caça ao tesouro”. Os participantes, divididos em 20 equipes, reunidos no auditório "Monte da Promessa", receberam pranchetas, mapas e folhas transparentes com nomes fictícios, mergulhando em uma narrativa que conectava sinais proféticos, escolhas espirituais e o chamado pessoal.
O percurso começou com um desafio baseado em Mateus 24 e se desdobrou em estações temáticas como Mar das Nações, Campo do Armagedom, Campo do Amor Esfriado, Bosque do Selo e Moradas da Vigilância. Em cada local, os alunos encontravam um envelope escondido, um desafio, a validação de um monitor, uma pista codificada, um objeto simbólico e uma mensagem.
Pastor Robert Gomes, da unidade de Sobradinho, explicou a origem e o propósito da atividade: "O Sherlock a gente trouxe lá da Faculdade Adventista da Bahia. A proposta foi fazer com que eles não só investigassem, participassem de caça ao tesouro, mas que tivessem uma imersão dentro do tema. Eles tiveram a oportunidade de participar e trabalhar temas voltados aos últimos eventos, aos últimos acontecimentos da história desse mundo, que faz parte da nossa identidade. Nós somos adventistas porque acreditamos que Cristo vai voltar." Ele complementou: "Eu pude ver uma juventude que conhece, que sabe um pouco sobre os últimos eventos, porque eles não tinham apoio de tecnologia, tinham que fazer daquilo que conheciam. E o que eu pude ver também foi muito trabalho em equipe, eles puderam potencializar o trabalho do outro."
Os temas revisitados incluíram a sequência dos acontecimentos finais, o risco do esfriamento espiritual, a importância do Espírito Santo na vigilância, o impacto de decisões globais, a provisão em Cristo e a seriedade das escolhas. A mensagem final ressaltou que a Palavra de Deus, como espada do Espírito, revela o engano, sustenta na pressão e prepara para o encontro final com Cristo.
Bernardo Franco, aluno de Planaltina, expressou seu entusiasmo: "Eu achei muito legal esse encontro, porque junta coisas da Bíblia sobre como ficar atento para os últimos tempos, sobre o Apocalipse, sobre ter fidelidade, ter fé. Ele obriga a gente a pensar um pouco mais. É um evento que não só trabalha a inteligência cognitiva, o trabalho em equipe, traz atividades que prendem e cativam, mas também é um lugar espiritual. A gente entra de um jeito e sai de outro porque Jesus age, porque o Espírito Santo esteve aqui entre nós."
Isabella Barros, aluna do 3º ano do Ensino Médio de Planaltina, destacou a integração: "Eu achei bem legal, consegue integrar todas as unidades, a gente consegue conhecer pessoas novas. É um exercício de socialização, de estudo da Bíblia também, a gente consegue estudar a Bíblia de uma forma divertida, exercitar o que a gente sabe, põe à prova nosso conhecimento, nosso raciocínio."
Testemunhos de fé e vocação

O evento também foi enriquecido pelo emocionante testemunho de Andreia e John Leal. Andreia, apaixonada por música desde sempre, decidiu estudar no UNASP. Apesar da falta de recursos, conseguiu uma bolsa, formou-se, casou-se e recebeu um chamado para trabalhar em Petrópolis. Sua fé foi testada quando, após orar para ser cantora desde os 15 anos, se inscreveu no The Voice Brasil. Em fevereiro, a inscrição; em junho, o e-mail de seleção. Após entrevistas e a necessidade de liberação do trabalho, ela gravou sua participação e avançou. Hoje, Andreia é cantora da Gravadora Novo Tempo ao lado do marido John, um exemplo vivo de que Deus honra a fé e a perseverança.
Humberto Alves, pastor escolar em Taguatinga, ressaltou a importância do evento para os alunos: "Todos os alunos têm alguém como referência. Então cada pastor que está aqui de alguma maneira durante todo o ano exerce influência sobre os alunos e muitos são marcados por este contato. Estarmos juntos aqui hoje já é um motivo especial para eles." Ele também destacou o público-alvo: "Nós separamos esse grupo de alunos do oitavo ao terceiro ano do ensino médio (participantes da Unidade de Taguatinga). É um grupo especial que está em transição. Muitos do oitavo ano já estão se preparando para o Ensino Médio e os que estão no terceiro ano já estão caminhando para a faculdade... a gente não pode deixar de gerar mais uma vez o impacto espiritual na vida deles."
Alunos mais jovens também compartilharam suas impressões. Gabriel Lobato, do 7º ano da unidade de Formosa, disse: "Eu gostei bastante, achei bem interessante a parte do Sherlock. Eu acho o ensino da educação adventista bem focado, bem expressivo. Eu gosto bastante dos professores e da minha unidade." Ele concluiu: "É uma experiência bem interessante: tivemos alguns testemunhos, alguns termos e tivemos muitas brincadeiras. E o almoço estava ótimo. É uma oportunidade que eu não perderia."
Noemy Lorraine, também do 7º ano, da unidade do Guará, afirmou: "É o meu primeiro ano na Educação Adventista e eu gostei bastante do encontro. O que eu mais gostei foi o Sherlock e também gostei da comida."
Um chamado à Missão e ao protagonismo

Luciana Souza, líder da Educação para Brasília e Entorno, sintetizou o propósito do encontro: "O principal objetivo do encontro de alunos adventistas é reafirmar nossa identidade como Adventistas do Sétimo Dia e desafiá-los a viver e cumprir a missão, dentro e fora da escola." Ela enfatizou a responsabilidade dos alunos: "Eles não são melhores do que os demais alunos, mas precisam ter bem claro em sua mente e em seu coração que foram chamados por Deus. Precisam carregar a convicção de que fazem parte de um propósito maior."
Luciana concluiu com uma mensagem de esperança e propósito: "Vivemos em meio a uma grande guerra espiritual. Porém, ao contrário das guerras humanas, a nossa guerra terá um fim. Muito em breve Jesus voltará. E então estaremos para sempre com Ele, juntamente com aqueles que, pela nossa influência, também foram conduzidos a conhecer e amar a Jesus."
O compromisso de ser Luz

O evento culminou em um momento emocionante: uma dramatização que ilustrou o resultado de um trabalho de influência positiva, apresentando outras pessoas a Jesus. Alunos e pastores escolares participaram ativamente, tornando a cena ainda mais impactante. Este momento sucedeu ao convite para participar das Agências de Missões, realizado pelo Pr. Mateus Silveira.
Para selar o compromisso, cada aluno recebeu uma estrela, simbolizando a promessa de levar uma pessoa a Cristo e de ser uma influência positiva, garantindo assim uma estrela em sua coroa. O "Guerra Finita" não foi apenas um encontro, mas um chamado à ação, um lembrete de que, mesmo em meio às batalhas, a vitória é certa para aqueles que escolhem ser luz e cumprir a missão.
