Educação Adventista no Maranhão reforça segurança com treinamento em primeiros socorros
Monitores de unidades da grande São Luís receberam capacitação obrigatória e agora estão aptos a agir em emergências até a chegada do socorro médico.

O Colégio Adventista da Cohab e a Escola Adventista da Cidade Operária reuniram seus monitores no último domingo, 14 de junho, para um treinamento intensivo em primeiros socorros. A formação teve como objetivo preparar a equipe para respostas rápidas e seguras em emergências dentro do ambiente escolar.
A capacitação seguiu as diretrizes da Lei Lucas nº 13.722, de 2018, que torna obrigatória a formação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas em noções básicas de primeiros socorros. O conteúdo uniu teoria e prática, com módulos sobre avaliação inicial da vítima, controle de hemorragia e técnicas de imobilização.

“Nosso compromisso vai além do ensino em sala de aula. Quando um monitor sabe identificar uma queda, controlar um sangramento ou imobilizar corretamente um membro, ele transmite segurança para o aluno e tranquilidade para a família. O treinamento nos deu ferramentas práticas que fazem diferença em segundos”, afirma a departamental de educação para o nordeste maranhense, Pamela Gonçalves.

Durante as atividades práticas, os monitores treinaram compressão direta para estancar sangramentos e simularam atendimentos a fraturas e entorses, aprendendo a manter a vítima estável até a chegada do socorro médico. A condução foi feita por instrutores certificados, com repetição das técnicas até que todos se sentissem seguros.
Agir para salvar

“Antes eu sabia o que não fazer, mas faltava saber o que fazer de fato, principalmente na questão dos primeiros socorros. Aqui aprendemos a lidar com as situações que podem surgir durante o decorrer das nossas rotinas. Na prática, treinamos como lidar com fraturas, engasgos e quando acionar o socorro. Saí com a sensação de que estou realmente preparada para agir se algo acontecer”, relata, Ana Cleide, uma das participantes do Colégio da Cohab.

“Formar monitores preparados é parte da nossa responsabilidade com a vida. A lei Lucas nos orienta, mas nossa motivação é maior: cada aluno é único e merece um ambiente protegido. Esse treinamento é mais um passo para que a escola continue sendo um lugar seguro para aprender e crescer. Agora qualquer imprevisto que aconteça com um estudante, com os profissionais preparados o suporte será adequado.”, destaca o diretor do grupo SAVER, grupo de atendimento pré-hospitalar, Wellington Fagundes.

Ao final do treinamento, os monitores do Colégio Adventista da Cohab e da Escola Adventista da Cidade Operária receberam certificado de participação e um material de apoio com fluxos de atendimento para consulta rápida em emergências.