Doação de sangue mobiliza adventistas em Goiânia
Solidariedade ganhou espaço entre o movimento intenso das avenidas Goiás e Paranaíba, no Centro de Goiânia, em frente à sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A solidariedade ganhou espaço entre o movimento intenso das avenidas Goiás e Paranaíba, no Centro de Goiânia. Em frente à sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia, central de Goiânia, uma unidade móvel do Hemocentro de Goiás recebeu dezenas de voluntários durante uma ação de incentivo à doação de sangue promovida pela denominação. A iniciativa reuniu cerca de 100 doadores e transformou o local em um ponto de conscientização sobre a importância de salvar vidas por meio da doação.
A proposta faz parte de um movimento permanente realizado entre os adventistas, que busca incentivar a prática solidária e ampliar os estoques de sangue disponíveis para hospitais e unidades de saúde. Além da coleta, a presença da unidade móvel chamou a atenção de pedestres, comerciantes e motoristas que passavam pelo local ao longo do dia.

Doação e solidariedade
Para o pastor sênior da igreja, Wesley Santiago, a ação representa uma forma prática de a igreja contribuir com a sociedade. Segundo ele, iniciativas como essa aproximam a comunidade de causas que impactam diretamente a vida das pessoas. “Eu vejo esse projeto como uma oportunidade da igreja ser relevante para a sociedade. É uma oportunidade também da gente conseguir uma boa quantidade de sangue que vai ajudar as pessoas”, destacou o pastor, que já realizou cinco doações ao longo da vida.
Entre os participantes estava Hildinice Nascimento da Silva, operadora de máquinas de bordado, que decidiu doar sangue pela primeira vez. Ela contou que o incentivo veio da percepção da necessidade constante de doações divulgada em reportagens e campanhas de saúde. “Eu acho muito importante porque necessita muito. A gente vê muito em reportagem que as pessoas precisam de doação de sangue. Ajuda a salvar vidas. É um projeto muito lindo. Se eu puder, quero doar sempre”, afirmou emocionada.
Oportunidades
O bombeiro civil João Viana também participou pela primeira vez da campanha. Antes de comparecer ao local, ele pesquisou sobre o impacto das doações e decidiu se voluntariar após compreender a dimensão do gesto. “Eu entendi a importância de doar sangue porque uma doação pode salvar até quatro vidas. Isso mexeu muito comigo. Muitas pessoas estão precisando de doação de sangue, então por isso eu estou aqui hoje”, relatou.
Já o comerciante Paulo César Inácio possui uma longa trajetória como doador. Segundo ele, já foram cerca de 30 doações realizadas ao longo dos anos. Para Paulo, a conscientização sobre a importância do sangue geralmente acontece quando alguém enfrenta uma situação de emergência. “A gente só vai sentir a importância disso aqui quando passar por alguma necessidade de transfusão. Então, sempre que puder, faça doação, porque é muito importante”, reforçou.
A ação reforçou o compromisso social da comunidade adventista em Goiás e evidenciou como iniciativas simples podem mobilizar pessoas em torno de uma causa coletiva. Em meio à correria do centro da capital goiana, o gesto de estender o braço se transformou em esperança para quem depende de transfusões e tratamentos médicos em diferentes unidades de saúde do estado.
