Notícias Adventistas

Comunicação

Congresso de Comunicação reúne mais de 200 pessoas no sudoeste paulista

Congresso de Comunicação da APSo reuniu comunicadores adventistas com palestras e oficinas sobre identidade


  • Compartilhar:
Congresso de Comunicação da APSo reuniu mais de 220 comunicadores adventistas em um dia de capacitação prática e troca de experiências (FOTO: Leonardo Leite)

“Criar para a igreja é uma arte, mas servir é propósito”.

A frase abriu o Congresso de Comunicação promovido pela Associação Paulista Sudoeste (APSo), que reuniu mais de 220 comunicadores das igrejas locais em um dia de aprendizado, criatividade e troca de experiências.

Com o tema ".ComIdentidade", o evento fortaleceu a missão por meio da comunicação. Além disso, a programação foi pensada para a realidade dos voluntários e líderes que atuam diretamente nas mídias das igrejas. Muitos deles utilizam recursos simples no dia a dia.

Leia também:
Identidade, liderança e novas gerações

Durante a manhã, os participantes acompanharam três palestras teórico-práticas. Os temas abordaram assuntos atuais e estratégicos para a comunicação adventista.

Os comunicadores aprenderam sobre identidade da Igreja Adventista, uso correto da marca e storytelling. Além disso, os palestrantes destacaram identidade para líderes e o uso da Inteligência Artificial. O congresso também apresentou estratégias para alcançar as novas gerações dentro da igreja.

O encontro contou com a participação especial de Carlos Magalhães, diretor de Estratégias Digitais da Igreja Adventista em oito países na América do Sul; Vitor de Mello, coordenador do curso de Publicidade da FADMINAS; e do pastor Richard Ogalha, diretor de comunicação adventista no estado de São Paulo.

Oficinas práticas e criatividade
Os participantes também desenvolveram práticas de sonoplastia (FOTO: Leonardo Leite)

Na parte da tarde, os comunicadores participaram de oficinas práticas voltadas à produção de conteúdo e comunicação local. As atividades abordaram criatividade, Inteligência Artificial, redes sociais e produção de foto, vídeo e edição pelo celular.

O celular foi apresentado como a principal ferramenta utilizada pelas equipes de comunicação das igrejas. Por isso, os participantes puderam aprender soluções acessíveis e práticas para a rotina local.

Paralelamente, aconteceu uma oficina de sonoplastia onde os participantes utilizaram equipamentos digitais e analógicos em atividades práticas. Assim, puderam conhecer melhor os recursos usados nas transmissões e programações da igreja.

As oficinas também foram conduzidas por integrantes da equipe de mídia da APSo, que conhecem de perto a realidade das igrejas locais.

Comunicação com propósito
O pastor Leônidas Guedes, idealizador do evento, apresentando a equipe de mídia da APSo
(FOTO: Leonardo Leite)

O pastor Leônidas Guedes, diretor de Comunicação no sudoeste paulista, idealizou o evento.

Segundo a organização, o Congresso de Comunicação .ComIdentidade reforçou a importância de preparar líderes comprometidos com a missão, a identidade da igreja e as novas formas de comunicar esperança.

Veja as fotos do evento no link abaixo:
Congresso de Comunicação e Sonoplastia 2026