Igreja no noroeste promove seminário sobre Mordomia Cristã e discipulado das novas gerações
Evento aconteceu durante os 10 dias de Reavivamento Espiritual “Tudo Por Amor A Ele”

Desde o dia 30 de abril, até o dia 09 de maio, todas as igrejas do noroeste do brasil fizeram parte do Reavivamento Espiritual “Tudo por Amor a Ele”. Um programa organizado pelo departamento de Mordomia Cristã, com o objetivo de levar a igreja a se aproximar de Cristo e submeter a Ele todas as áreas de sua vida pessoal.
O movimento de 10 dias contou com a leitura conjunta do livro Tudo por Amor a Ele, visitação em massa, oração intercessora e finalizou com a meia semana de mordomia e a festa das primícias em cada igreja.
Leia também:
“Tanto os pastores quanto a liderança das igrejas demonstraram grande comprometimento com toda a programação. O pastoreio feito por meio da visitação aos membros e a Festa das Primícias foram a cereja do bolo dos 10 Dias de Reavivamento Espiritual”, ressaltou o pastor Cornelio Chinchay, líder da pasta para os estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
A Festa das Primícias consiste no ato simbólico de cada família levar frutas e verduras para a igreja, além de uma oferta especial, representando a devolução da primeira parte da colheita, ou das bençãos recebidas por Deus.
Acompanhe algumas fotos do evento que aconteceu no último sábado, 09, em diversas igrejas do noroeste do Brasil.








Mordomia Cristã e discipulado
Entre os dias 6 e 9, enquanto acontecia a meia semana de mordomia nas igrejas, no período da noite, pastores de todas as regiões participaram de forma presencial e online, na parte da manhã, de um momento de capacitação que abordou o tema do discipulado das novas gerações. “Esta temática é uma das prioridades do planejamento estratégico que a igreja adventista nessa região quer fortalecer, desenvolver, reproduzir e multiplicar. [...] O nosso sonho é desenvolver uma geração fiel para a segunda vinda de Jesus”, acrescentou Chinchay.

A professora Neila de Oliveira é editora da Roteiro Teen, lição da Escola Sabatina da classe dos adolescentes, e autora de outros livros da Casa Publicadora Brasileira, para essa faixa etária. Ela foi uma das oradoras do programa e falou aos pastores sobre a importância do discipulado dentro de casa. “Os pais precisam ensinar os filhos, com amor e intencionalidade, a permanecerem firmes nos princípios bíblicos. E isso se torna ainda mais forte quando os pais vivem aquilo que ensinam. O exemplo dentro de casa é uma das ferramentas mais poderosas na formação espiritual dos filhos, porque transforma o ensino em algo prático e real”, relembra.

Para ela, o discipulado das novas gerações está completamente ligado à mordomia cristã, pois “mordomia tem a ver com fidelidade em tudo que envolve o nosso relacionamento com Deus. O grande desafio hoje [...] é desenvolver neles um relacionamento verdadeiro com Deus, de tal forma que desejem ser fiéis em todas as áreas da vida. [...] A fidelidade nasce de um relacionamento sincero com Deus”, conclui a escritora.
O pastor Denison Cavalcante, concordou ao ponderar que “essa [a adolescência] é a melhor fase da vida para desenvolver os hábitos essenciais do estilo de vida adventista: comunhão com Deus, cuidado com a saúde, sábio uso do tempo recreativo e uso dos dons para a missão de salvar. Em resumo, isso é ensinar a confiar em Deus. A essência da mordomia”.

Denison é autor de diversos livros e jornadas espirituais para juvenis e adolescentes, entre eles o devocional Incrível = Jesus, da Casa Publicadora Brasileira, e também foi orador no evento que reuniu pastores de toda a região noroeste do Brasil. Ele elencou algumas dicas importantes para quem deseja alcançar o público teen:
- Se importe com eles, demonstre interesse e conceda tempo.
- Seja autêntico, sem perder a referência, ou seja, sem se vestir ou falar como eles.
- Seja coerente. A confiança é fruto disso.
- Inspire. Seja alguém inspirador e que eleve os sonhos e ideais dessa geração.
- Lembre-se de que o poder está em ser antes de fazer. Promova a vida que você vive. Isso faz toda a diferença.
Gestão financeira e o relacionamento com Deus
Outro tema abordado durante o evento foi o gerenciamento financeiro. O pastor Pablo Candia que, atualmente, é líder do departamento de Mordomia Cristã no Paraguai, foi o orador convidado para falar sobre este assunto.

Segundo o palestrante, a má gestão financeira está ligada à falta de espiritualidade, a problemas no casamento e até a dificuldades emocionais. “A pessoa que está endividada, vai à igreja, mas não consegue se concentrar 100% naquilo que está ouvindo, pois está preocupada com os problemas financeiros. Atualmente, 56% dos divórcios acontecem por causa da má gestão financeira. Além disso, a pessoa com dívidas, enfrenta baixa autoestima e se sente fracassada”, pontua.
Por isso, segundo o palestrante, a educação financeira é algo que precisa começar na infância para que as novas gerações não sofram os impactos do mau uso do dinheiro. “Ellen White reforça que até os três anos se forma a base do caráter e até os sete anos se consolida essa base. Então, a educação financeira e o ensino sobre poupar e fazer compras conscientes, deve começar cedo na infância”, reforçou o pastor Candia.

Durante sua fala, o pastor Pablo apresentou ainda um projeto que será lançado em todas as igrejas da região, para auxiliar os pais nos ensinamentos práticos sobre administração financeira para seus filhos. O projeto "O Dono do Mundo" tem o objetivo de entregar a cada família um pequeno cofre com quatro divisões, para que ao receber sua mesada, as crianças possam separá-la em dízimos, ofertas, solidariedade, poupança e um valor para usar com sabedoria. Cada pastor que estava presente recebeu o seu cofre e fez um compromisso de daqui em diante, colocar em prática os ensinamentos aprendidos, além de repassar e capacitar as famílias de suas igrejas para esta tarefa.
Essas e outras informações estão disponíveis na live que foi transmitida no último sábado, 09. Confira aqui.