Histórias que inspiram a fé marcaram evento para jovens no ES
Acamp Jovem 2026 reuniu mais de 600 pessoas e destacou decisões por meio do batismo e relato de superação na liderança dos jovens

O Acamp Jovem 2026 foi realizado entre os dias 18 e 21 de abril e reuniu mais de 600 participantes no CATRES, em Guarapari, no Espírito Santo. Com o tema “Wake Up” (“Acorde”, em português), o evento para jovens teve como proposta despertar os participantes a fortalecer o relacionamento com Deus. Um convite inesperado para essa programação marcou não só o final de semana de Warlley Pinheiro, mas sua vida.
Warlley se batizou ainda jovem na Igreja Adventista e desde então foi ativo nas atividades e funções dentro da igreja que frequentava. Casou-se, construiu uma família e seguiu firme na fé por muitos anos. “Eu servi na igreja como secretário, ancião e diácono, sempre fui um membro muito ativo, gostava de estar envolvido na missão”, relembrou.
Leia também:
• Fone de ouvido é usado para levar esperança às ruas de Alterosa, no Sul de Minas
Após 13 anos de casamento, Warlley enfrentou a separação, um período marcado por dor e frustração. Nesse contexto, ele se afastou da prática religiosa e permaneceu mais de um ano distante da igreja. Mesmo assim, relata que nunca deixou de sentir um incômodo em relação às escolhas que vinha fazendo. “Eu fraquejei e caminhei por caminhos duvidosos, mas sempre me senti incomodado pelo Espírito Santo”, relatou.

Certo dia, Warlley visitou à igreja e, em uma programação aparentemente comum, veio o convite inesperado. Ele ganhou em um sorteio uma inscrição para participar do Acamp Jovem 2026. Foi em meio a esse evento para jovens que ele decidiu retomar sua vida de fé. “Foi uma sensação surreal, precisava ser aqui para honrar a Deus e mostrar para todos que é possível voltar para os braços do Senhor; basta querer e pedir força”, contou.
Um chamado para servir: a história de Patrícia
Assim como Warlley, Patrícia de Souza também carrega uma trajetória marcada por desafios. No Acamp Jovem, Patrícia foi investida como líder de jovens e esse momento foi marcante para ela. “Eu estava nervosa e animada ao mesmo tempo. Durante a cerimônia, senti o peso da responsabilidade, mas também uma alegria muito grande por saber que Deus me chamou para essa missão. Viver isso foi um dos momentos mais gratificantes da minha vida; só Deus sabe o quanto foi difícil”, compartilhou o que sentiu durante a cerimônia.

Até chegar a essa conquista, Patrícia enfrentou momentos difíceis e descobriu uma depressão que, muitas vezes, tirava sua vontade de continuar envolvida nas atividades dos jovens. Foram nove anos servindo como diretora jovem, lutando contra as dificuldades, perseverando mesmo quando a força parecia faltar. Hoje, ela reconhece que venceu cada obstáculo pela graça de Deus. “Não foi fácil, mas Deus esteve comigo em todo tempo”, afirmou.
Para Patrícia, liderar jovens vai muito além de ocupar um cargo. É um chamado diário ao serviço. "Entendi que ser líder jovem não é sobre ter um cargo, é sobre servir, é estar junto, é ser exemplo mesmo nas coisas pequenas".
Quando o propósito se torna visível
Ao refletir sobre histórias como as de Warlley e Patrícia, o pastor Filipi Ribeiro, líder dos jovens para o centro-norte capixaba, destacou que cada esforço investido no Ministério Jovem encontra sentido quando vidas são restauradas. “Quando vemos alguém como o Warlley voltando para a igreja, percebemos que os jovens que ele ajudou a formar não o abandonaram. E quando vemos líderes como a Patrícia, que permanece fiel por tantos anos, mesmo em meio às lutas, entendemos que esse acampamento é um momento de celebração da fidelidade e do cuidado de Deus”, afirma.

O pastor também reforçou que o acampamento foi além de um evento pontual. Para ele, a vida cristã exige um compromisso diário que muitas vezes gera desgaste emocional e espiritual, algo que envolve, um caminho de compromisso diário, desafios constantes e entrega. “Aqui o jovem pode descobrir que é possível ser feliz e fiel a Deus ao mesmo tempo. Foi um despertar para a comunhão com Deus, para o cuidado com a saúde emocional, para a vida em comunidade. Para quem está cansado ou afastado, o evento foi um convite de Deus para sair do isolamento e reencontrar a alegria da salvação”, concluiu.