Pastori 2026 mobiliza líderes para fortalecer a missão com as novas gerações
Encontro da ASRS destaca discipulado, relacionamento e estratégias para engajar jovens na missão da igreja

Pastores da Associação Sul do Rio Grande do Sul (ASRS), sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia no litoral norte e na região sul do Estado, estiveram reunidos entre os dias 14 e 16 de abril, no Catre Campestre, em Santo Antônio da Patrulha (RS), para o Pastori 2026. Com o tema Meu Lugar no Mundo, o encontro levou os líderes a refletirem sobre os desafios e as oportunidades na pregação do evangelho para o público jovem.
A programação contou com palestras e rodas de conversa voltadas à evangelização das novas gerações. De acordo com a organização, foram analisadas características de uma igreja relevante para os jovens, com ênfase nos pilares do MRNT — Missão, Relacionamento, Nutrição e Templo — considerados fundamentais para o fortalecimento espiritual da juventude.
Ao longo do evento, diferentes modelos de Cultos Jovens foram apresentados como referência prática para os participantes. A proposta foi inspirar o planejamento de iniciativas semelhantes nos distritos. O pastor Homero Nascimento, líder do Ministério Jovem da ASRS, explicou a estratégia: “Cada geração se expressa de maneira própria. Dentro da igreja, não é diferente. A juventude contemporânea tem desenvolvido formatos que dialogam melhor com outros jovens. A ideia é justamente replicar esses modelos”, afirmou.
Leia também:
- Liderança jovem do sul do RS participa de capacitação com foco na missão e no discipulado
- Zênite 2.6 fortalece liderança e inspira novos projetos no sul do RS

Homero destacou ainda que momentos de convivência social e prática esportiva são aspectos relevantes para a juventude. Com esse propósito, foi realizado um campeonato de vôlei durante o encontro, proporcionando aos pastores uma experiência prática sobre a importância dessas iniciativas. Segundo o líder, além de promover integração, essas ações podem contribuir para a retenção e o fortalecimento espiritual dos jovens. A proposta é que experiências semelhantes sejam replicadas nos distritos e colégios.
“Meu coração se alegrou ao ver a disposição dos pastores em cuidar e auxiliar a juventude. Creio que, com a unção do Espírito Santo e as ferramentas apresentadas, será possível promover transformação em cada coração aberto. Percebi líderes saindo animados e motivados para comunicar o evangelho às novas gerações”, destacou Nascimento.
O pastor Gustavo Marques, líder de jovens da União Sul Brasileira (USB), ressaltou características do público jovem que desafiam a liderança. “Estamos diante de uma geração ansiosa, muito ocupada e, ao mesmo tempo, isolada. O grande desafio é se aproximar, oferecer um ambiente seguro e construir uma atmosfera de família, acolhimento e pertencimento”, ponderou.

Gustavo enfatiza que, antes de conquistar a confiança dos jovens, o líder precisa desenvolver humildade e flexibilidade. Humildade para reconhecer que sempre há o que aprender, e flexibilidade para compreender que o contexto atual é diferente do passado. Para ele, essa postura contribui para ajustar estratégias sem comprometer os princípios.
“Os jovens se engajam naquilo em que acreditam. Eles buscam propósito e um lugar onde se sintam vistos, amados e valorizados. A igreja pode ser esse espaço. No entanto, muitas vezes, construímos ambientes com excesso de administração e pouca convivência. Ainda há tempo para mudar essa realidade. Não precisamos abandonar a organização ou o preparo, mas devemos priorizar o cuidado, a proximidade e a integração”, destacou.

Chamados à missão
Os temas abordados no encontro foram considerados relevantes e provocativos pelos participantes. A proposta interativa estimulou reflexões práticas sobre o ministério. Para o pastor escolar Gabriel Mendes, que atua diretamente com adolescentes, o evento evidenciou um ponto de atenção: embora a igreja forme jovens bem preparados por meio de iniciativas como Desbravadores e projetos missionários, ainda há desafios na transição para a fase jovem.
Para Gabriel, a principal mensagem do encontro reforça que o discipulado se constrói por meio de relacionamentos. “Gente precisa de gente”, resumiu. Ele destaca que, embora grandes eventos tenham valor, não substituem o processo contínuo de proximidade, cuidado e envolvimento intencional. “Atitudes simples, como demonstrar interesse durante a semana, celebrar datas importantes, promover momentos de convivência e delegar responsabilidades, são fundamentais para fortalecer vínculos e manter os jovens conectados”, explicou.
O pastor Jean Rocha, do distrito de São José do Norte, ressaltou que o Pastori 2026 reforçou o chamado ao retorno ao essencial: o aprofundamento no estudo da Bíblia e a valorização de relacionamentos intencionais nas igrejas. Segundo ele, a proposta do encontro evidenciou a necessidade de resgatar práticas simples, porém significativas, que fortaleçam a fé e promovam vínculos reais entre os jovens e a comunidade.
“O ministério jovem é a potência da Igreja. Cuidar dos jovens não é apenas mais uma demanda, mas uma urgência missionária. Se queremos ver Jesus voltar, essa geração precisa ser compreendida, capacitada e enviada. Este é o momento de pensar em estratégias que atendam essa realidade e preparem a igreja para cumprir sua missão”, concluiu.
Veja mais fotos aqui:
