MMN abre Concílio Ministerial com foco em liderança e discipulado
Concílio Ministerial da MMN começa com pastores e líderes, reforçando liderança, identidade e cuidado com novos convertidos
Na noite deste domingo, 8 de fevereiro, em Montes Claros (MG), teve início o primeiro Concílio Ministerial da Missão Mineira Norte (MMN). O evento reúne pastores distritais, administradores e líderes departamentais, com programação prevista até a próxima quarta-feira.

A abertura do Concílio contou com a participação de representantes da União Sudeste Brasileira (USEB), reforçando o alinhamento administrativo e ministerial aos direcionamentos da Divisão Sul-Americana. O evento foi conduzido pelos administradores da MMN- pastor Gustavo Delgado, presidente; pastor Eliabe de Benedicto, tesoureiro; e pastor Ademir Firme, secretário executivo — que deram as boas-vindas aos presentes.
Em seguida, o presidente da União Sudeste Brasileira, pastor Hiram Kalbermatter, apresentou uma reflexão bíblica baseada em Josué 24:31. Em sua mensagem, destacou o papel da liderança cristã como instrumento de Deus e a importância de conduzir o ministério em fidelidade aos princípios bíblicos.
O pastor também ressaltou a necessidade de envolver as novas gerações, reafirmar a identidade da Igreja e fortalecer o processo de discipulado. Departamentais da USEB apresentaram relatórios e orientações nas áreas de Secretaria, Ministério Pessoal, Mordomia Cristã, Ministério da Criança e do Adolescente e Evangelismo.
Novas gerações
Para o pastor Vagner Lins, do Distrito Central de Montes Claros, a primeira noite do Concílio foi inspiradora. Ele destacou a participação da liderança da USEB, que apresentou o plano de trabalho e compartilhou testemunhos sobre o crescimento da Igreja no território.

“Foi um primeiro momento abençoado, com foco na identidade, liderança, novas gerações e discipulado. Não tenho dúvidas de que este será um ano de grandes vitórias para a Igreja neste território”, afirmou.
Otávio Henrique Simões, pastor do distrito da cidade de Pirapora, comparou a atuação dos líderes da USEB ao trabalho de uma orquestra. Segundo ele, desde o presidente até os departamentais, todos mantiveram a mesma ênfase: o cuidado com os novos convertidos.
Cuidado pastoral
A programação da primeira noite foi encerrada com uma mensagem do pastor Hiram Kalbermatter, baseada na experiência do apóstolo Paulo, conforme relatado em 2 Coríntios 11:24–27, 28 e 29. Em sua reflexão, ele destacou o cuidado pastoral de Paulo com os novos na fé e reforçou a importância de um acompanhamento espiritual intencional.

“Paulo intercedia e clamava pelos novos convertidos. Precisamos desenvolver mecanismos claros para cuidar daqueles que estão iniciando sua caminhada cristã”, afirmou.
Um dos momentos mais marcantes da noite ocorreu quando o pastor Hiram Kalbermatter convidou à frente o advogado Lindomar e sua família. Lindomar Cesar Pinheiro foi batizado por Kalbermatter em 2014, na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Montes Claros.
“Esta é uma família que foi cuidada, acolhida e acompanhada, e que hoje dedica seus dons e talentos para o avanço da mensagem de esperança. Precisamos levar a Igreja a cuidar dos novos na fé e multiplicar esse exemplo em nossas comunidades”, concluiu o pastor.