Notícias Adventistas

Institucional

Concílio Ministerial mobiliza líderes no Sul do Espírito Santo

Encontro reforçou propósitos e estratégias para o crescimento da obra regional


  • Compartilhar:
Grupo posa para foto oficial do Concílio (Foto: Matheus Amaral)
Grupo posa para foto oficial do Concílio (Foto: Matheus Amaral)

Entre os dias 2 e 5 de fevereiro, a Associação Sul Espírito Santense (ASES) promoveu o primeiro Concílio Ministerial de 2026, no Centro Adventista de Treinamento e Recreação do Espírito Santo (CATRES). O encontro reuniu todos os líderes da região e contou, ainda, com a presença de representantes da União Sudeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia (USeB).

Ao longo da programação, marcada por momentos de união, organização, planejamento e renovação espiritual, o concílio destacou o valor da atuação conjunta para o avanço da missão na região centro-sul do Espírito Santo. Além disso, os diálogos sobre estratégias missionárias estimularam reflexão, consagração e fortalecimento da liderança, contribuindo, assim, para o alinhamento das ações diante dos desafios do ministério.

Pastorear Unidades Priorizando a Missão

Com o tema “Pastorear Unidades Priorizando a Missão”, o encontro apresentou a nova tagline do projeto Vem Comigo, promovido pela USeB, que, por sua vez, está alinhada às quatro prioridades estratégicas para os próximos cinco anos: Identidade, Liderança, Novas Gerações e Discipulado, em sintonia com os planos da Igreja Adventista na América do Sul.

Nesse contexto, o foco dessas prioridades está no cuidado pastoral e no engajamento missionário como base de toda ação. Dessa forma, busca-se fortalecer a missão da Igreja em todos os níveis, da igreja local à comunidade. Mais do que manter atividades, o propósito é, portanto, promover um trabalho intencional e espiritual que transforma vidas e mobiliza os membros a compartilhar o evangelho de maneira prática e significativa.

Pr. Hiram Kalbermater em seu seminário para o grupo de líderes (Foto: Matheus Amaral)
Pr. Hiram Kalbermater em seu seminário para o grupo de líderes (Foto: Matheus Amaral)

Impacto e Perspectivas

Ao final do concílio, os líderes encerraram o encontro fortalecidos e com um plano estratégico definido para o ano. Quando esses ministros retornam motivados, unidos e mais capacitados, o impacto chega diretamente às igrejas, que recebem essa influência direta e se tornam comunidades mais acolhedoras, mais fortes espiritualmente e missionariamente mais ativas”, afirmou o Pr. Itamar, presidente da ASES, destacando, assim, os impactos do encontro para o fortalecimento do cuidado pastoral e da missão nas igrejas da região.

Da mesma forma, o Pr. Lucas Oliveira, do distrito de Sobreiro, no interior do estado, ressaltou: É extremamente relevante para mim como pastor, pois possibilita tempo para planejar nosso ano e alinhar nosso foco. No cotidiano do distrito, lidamos com muitas demandas locais e, por vezes, podemos nos sentir isolados. O concílio nos lembra que fazemos parte de um corpo, de um movimento maior, e isso nos fortalece ainda mais, evidenciando, desse modo, a relevância do concílio para a unidade e o avanço da obra.

Veja todas as fotos do Concílio

Leia também: Treinamento missionário feminino no Sul do ES mobiliza líderes e evangelistas