Notícias Adventistas

Institucional

Primeiro Concílio Ministerial reforça planejamento e prioridades estratégicas para 2026

Evento reuniu pastores para fortalecer o desenvolvimento pastoral em diversas áreas de atuação e estabelecer metas estratégicas


  • Compartilhar:
Pastores e obreiras reunidos no primeiro Concílio Ministerial da AOM, realizado em Várzea Grande. (Foto: Diogo Sorocaba)

Entre os dias 18 e 21 de janeiro, a Associação Oeste Mato-Grossense (AOM) realizou o primeiro Concílio Ministerial de 2026, reunindo mais de 57 pastores que atuam em todo o Oeste de Mato Grosso. O encontro teve como propósito fortalecer a atuação pastoral, incentivar a formação de novos líderes e renovar o compromisso com a missão da Igreja.

O concílio reuniu líderes responsáveis por 275 congregações espalhadas pela região, além das obreiras que acompanham o ministério pastoral no campo. Ao longo dos dias, o ambiente foi marcado por momentos de comunhão, reflexão espiritual, alinhamento ministerial e planejamento estratégico.

Durante o encontro, os pastores participaram de palestras, treinamentos e atividades de planejamento. Entre os temas abordados estiveram a visão bíblica do discipulado relacional, as prioridades estratégicas para 2026, o papel do pastor como treinador e plantador de igrejas, além de orientações sobre gestão de recursos e planejamento estratégico alinhado às diretrizes da Divisão Sul-Americana.

O presidente da AOM, pastor Francisco Chagas, destacou que o concílio teve um foco muito claro. “O primeiro concílio do ano tem um propósito bem definido, que é apresentar um planejamento. Trabalhamos as quatro prioridades estratégicas da Divisão Sul-Americana, da União Centro-Oeste e do nosso campo, com o objetivo de fazer isso chegar a cada distrito e a cada igreja”, afirmou.

Segundo ele, os dias de programação foram dedicados a tornar esse planejamento compreensível e aplicável na rotina pastoral. “Passamos esses dias clareando, na mente do pastor, as quatro prioridades estratégicas, para que ele volte ao seu território capacitado e alinhado com o planejamento”, completou.

Além dos momentos de capacitação, o concílio também foi marcado por momentos de celebração pelos resultados missionários alcançados em 2025, com destaque para as 2.036 pessoas alcançadas por meio do batismo em todo o território da AOM, evidenciando o crescimento e o avanço da obra evangelística na região.

Celebração pelas vidas alcançadas através do batismo em 2025. (Foto: Diogo Sorocaba)

O concílio também contou com cerimônias especiais, como a jubilação do pastor Paulo Castilho, que dedicou 36 anos ao ministério pastoral, e a ordenação de quatro pastores: Altemiro Halisson, Odair de Melo, José Vianna e Paulo Sérgio. O evento foi encerrado com uma Santa Ceia de consagração pastoral, apontada como um dos momentos mais marcantes do encontro. “Foi um tempo em que entregamos nossa vida, nosso ministério e nosso trabalho nas mãos de Deus”, destacou o presidente.

O evento também contou com a presença de líderes da União Centro-Oeste Brasileira, que contribuíram com orientações práticas sobre o uso de recursos, o papel do pastor e do ancião, além do fortalecimento da visão missionária.

O secretário ministerial da AOM, pastor Cláudio Leal ressaltou o aspecto espiritual do encontro. “Nesse encontro, tivemos um objetivo motivacional: inspirar os pastores a renovarem seu compromisso com Deus e com a vida espiritual pessoal, lembrando que os resultados não vêm apenas do esforço humano, mas da bênção de Deus”, concluiu.

De acordo com o pastor Francisco Chagas, outros concílios estão previstos ao longo do ano. “Teremos mais três encontros com todos os pastores em 2026. Além disso, vamos trabalhar com pequenos grupos pastorais regionais, que se reunirão mensalmente para reforçar tudo o que foi apresentado neste primeiro concílio”, explicou.

Clique aqui e veja mais fotos da ordenação pastoral

Clique aqui e veja mais fotos da Jubilação do pastor Paulo Castilho