Semana da criação na Educação Adventista em Brasília e Entorno
De experiências científicas a reflexões sobre propósito, acompanhe como os alunos exploraram a origem

A Semana da Criação, uma iniciativa anual do Departamento de Educação Adventista (EA) da Divisão Sul-Americana (DSA), é celebrada em sinergia com o Sábado da Criação . Durante a terceira semana de outubro, instituições educacionais do nível Infantil ao Universitário realizam eventos, palestras, ações de impacto social e atividades de comunicação sobre criacionismo e origens, sob uma perspectiva bíblica e cristã.

Entre 19 e 25 de outubro, esta experiência foi vivenciada pelos estudantes das nove unidades escolares da Educação Adventista em Brasília e Entorno, conheça os destaques de cada unidade:

Unidade de Sobradinho
Abordando o tema “Deus, corpo humano e ciência”, a Semana da Criação na Unidade de Sobradinho contou com a participação da fisioterapeuta Luana Almeida, para mostrar como encontrar os propósitos de Deus em nosso corpo através da ciência.
Além disso, foram produzidos vídeos curtos destacando grandes cientistas que, por meio de suas descobertas, reconheceram na ciência evidências da existência de Deus. Cada vídeo apresentou argumentos científicos conectados à Palavra de Deus, mostrando que fé e razão caminham juntas.
Unidade de Taguatinga
Durante a Semana da Criação, a Unidade de Taguatinga abordou o tema “Um Deus que se revela”, apresentando de forma inspiradora como o Criador se manifesta por meio daquilo que Ele mesmo fez.
Para as séries iniciais, o foco foi o estudo sobre Identidade, com base em Gênesis 1 e 2. Esta abordagem foi conduzida por Claudineia Leão, líder do Ministério da Criança e do Adolescente na APlaC.
Para os maiores, cada dia da semana destacou um aspecto diferente da revelação divina: Matemática, Universo, Natureza, História e Ser Humano. Em cada tema, um convidado especial foi responsável por conduzir a reflexão, mostrando a presença e os propósitos de Deus em cada área.
Um momento muito especial foi a realização de uma cerimônia batismal no encerramento da semana do Criacionismo.
Unidade de Águas Claras

Objetivando o envolvimento dos pais na Semana da Criação, a Unidade de Águas Claras produziu um banner contendo um QR Code. Este QR Code dava acesso a um questionário e um vídeo curto sobre o criacionismo.
Durante a semana, o tema do criacionismo foi trabalhado de forma contextualizada, para cada segmento.
Para a Educação Infantil e Fundamental 1, o pastor Rafael Xavier, palestrante da semana, fez experiências científicas demonstrando como funcionou o processo criativo.
Para o Fundamental 2 o pastor Daniel Outeiro, apresentou o tema geral: “o propósito na criação para a humanidade”. Em que cada dia foram apresentados os temas específicos relacionados ao propósito de vida do aluno: 1. Criados para reinar, 2. Criados para emocionar, 3. Criados para discipular, 4. Criados para levar a vida a sério, 5. Criados para salvar.
Unidade do Gama

A Semana da Criação na Unidade do Gama foi dividida em duas partes: O Fundamental 1 com a professora Reni Muniz mostrando as origens através da arqueologia, apresentando como são feitas as escavações, como Deus criou as coisas e a outra parte, o Fundamental 2 e Ensino Médio com o pastor Victor Ibraim. Ele contou a sua experiência pessoal, para abordar a fora como Deus trabalha para transformar vidas.
Unidade de Valparaíso

A Semana da Criação em nossa Unidade de Valparaíso foi trabalhada de duas maneiras: Nas capelas da Educação Infantil até o 5º ano, foram abordados os dias da Criação, de forma lúdica, mas sem perder a profundidade da mensagem. Além disso, reforçou-se o senso de que tudo veio das mãos de um Deus de amor.
Já no segmento do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, o pastor Quéven Ribeiro trouxe reflexões sobre o fato de que o ser humano não é fruto do acaso: Deus o planejou e o criou. No entanto, o pecado entrou no mundo e corrompeu aquilo que era perfeito. Mas Deus irá restaurar tudo novamente.
Unidade de Planaltina
Durante a Semana do Criacionismo, a Unidade de Planaltina, para facilitar a compreensão das crianças, destacou a cada dia da criação de forma simples e envolvente. Além disso, foram destinados momentos para brincadeiras, músicas e atividades manuais que tornaram o aprendizado ainda mais significativo. Nesta oportunidade, foi enfatizado o poder da Palavra de Deus, que criou todas as coisas a partir do nada, reforçando a fé na criação bíblica e mostrando suas implicações para o presente e o futuro.
O pastor Sergio Siqueira abordou, de forma especial, temas atuais como relacionamentos, amizades e suas influências, conectando-os à criação e destacando a importância do ser humano, a criação mais preciosa de Deus.
Unidade da Asa Sul
A Unidade da Asa Sul está realizando o "Mês da Criação":
1ª semana - Semana de oração "Histórias de Redenção". Foi desenvolvido em 4 frentes: Criação/Queda/Redenção/Salvação. Tema da semana: A Bíblia como livro-texto da criação.
2ª semana - Jornada criacionista nas capelas do 6º ano ao Ensino Médio. Tema da Semana: A Química e o criacionismo.
3ª semana - Jornada criacionista nas capelas do 6º ano ao Ensino Médio. Tema da Semana: A ciência e o criacionismo.
Atividades na Biblioteca - Oficinas de histórias e circuito com painéis da criação. Atividades práticas e descobrimento de ovos de dinossauros.
4ª semana - Jornada criacionista nas capelas do 6º ano ao Ensino Médio. Tema da Semana: A biologia e o criacionismo.
- Atividades na Biblioteca - Oficinas de histórias e circuito com painéis da criação. Atividades práticas e descobrimento de ovos de dinossauros.
- Encerramento Mês da Criação - Capela da Educação Infantil ao 5º ano -Semana do criacionismo, com meditações exclusivas preparadas para a Educação Infantil ao 5º ano.
Unidade de Formosa
A Unidade de Formosa abordou o tema Criacionismo em todo o mês de outubro, “Mês do Criacionismo”, de diversas maneiras. A primeira ação foi o Sarau Literário, com o tema “Os seis dias da Criação e o descanso sabático”. Os alunos do Ensino Fundamental 1 fizeram uma apresentação para os pais e familiares.
A segunda ação, a Feira de Ciências, acontecerá no dia 30, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental 2. Eles estão preparando materiais voltados para o criacionismo, uma exposição de Bíblias e trabalhos científicos.
A terceira ação é o plantio de uma horta com os alunos do 7º ano. Essa horta servirá para o consumo na escola e para doações a pessoas necessitadas.
A quarta ação acontecerá na primeira semana de novembro: uma escavação paleontológica, na qual os alunos irão descobrir ossos de “dinossauros”.
A quinta ação é a Semana do Criacionismo, dividida em dois grupos:
- Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, com a professora Larissa Oliveira, que abordará temas sobre a Criação e escavações.
- Ensino Fundamental 2, com Deisi Kelly, que apresentará suas experiências pessoais e música para compartilhar com os alunos.
