Educação Adventista: Formação reforça compromisso com o cuidado integral
Capacitação sobre a Lei Lucas prepara docentes e colaboradores da Educação Adventista em Brasília e Entorno para agir em caso de emergências e fortalecer a segurança nas unidades escolares

A Educação Adventista no Distrito Federal iniciou o segundo semestre de 2025 com foco redobrado na segurança e no cuidado com a vida. Todos os docentes e colaboradores participaram de uma formação específica sobre a Lei Lucas.
Vandira Pinheiro, Coordenadora do Fundamental II e Ensino Médio da Rede Adventista em Brasília e Entorno, explica: “A capacitação foi promovida pelo Departamento de Educação da Associação Planalto Central (APlaC), em parceria com o Instituto Souza Porto, para reforçar o compromisso da rede de ensino com a proteção e bem-estar dos estudantes”.
Durante a formação, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pelo Tenente Paulo Souza, especialista do Instituto Souza Porto, que abordou os principais aspectos da Lei e a importância da atuação rápida e consciente em casos de urgência.
Um dos momentos mais marcantes foi a prática da manobra de Heimlich, utilizada em casos de engasgo, orientada por enfermeiras especializadas.
“A atividade prática permitiu que os docentes e colaboradores não apenas compreendessem a técnica, mas se sentissem mais seguros e preparados para intervir diante de uma situação de risco”, destacou Vandira.

Por meio dessa formação, a Rede Adventista reforçou seu compromisso com uma educação que vai além do ensino acadêmico, cuidando da vida e da integridade de cada aluno: “O retorno às aulas se torna ainda mais significativo quando acompanhado de ações que priorizam o amor ao próximo, a responsabilidade e a prevenção”, concluiu Vandira.
Sobre a Lei Lucas
A Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, tornou obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas, em noções básicas de primeiros socorros com o objetivo de garantir uma resposta rápida e eficaz em emergências até a chegada de socorro médico especializado. A legislação surgiu após o trágico falecimento do menino Lucas Begalli, de 10 anos, vítima de engasgo durante um passeio escolar.
A Capacitação
Professores e colaboradores da Educação Adventista do Distrito Federal participaram de um importante encontro de formação sobre a Lei Lucas, com o objetivo de reforçar os cuidados com a segurança e o bem-estar dos alunos nas unidades escolares da Rede de Ensino. Para oportunizar e garantir a participação de todos os professores e colaboradores, a formação foi realizada em três polos:
- Dia 24/07 - Taguatinga, 08h às 11h30, com equipes das unidades Asa Sul, Gama, Guará e Águas Claras.
- Dia 24/07 - Planaltina, 14h às 17h, reunindo professores e funcionários das unidades de Sobradinho e região.
- Dia 1 de agosto - Valparaiso, 08h às 11h30, reunindo professores e funcionários dessa unidade.
Luciana Souza, líder da Educação para Brasília e Entorno explicou: a realização da formação em três polos distintos: “O objetivo ampliar o acesso dos colaboradores à formação, respeitando as especificidades regionais e garantindo maior participação presencial. A iniciativa reflete o compromisso da Rede Adventista de Educação com a excelência na capacitação de toda equipe”.
Luciana também reforça que a Lei Lucas está alinhada ao projeto de formação integral da Rede: “A Lei Lucas reforça a proposta da Rede Adventista de Educação de cuidar do aluno em todas as suas dimensões, física, emocional, social e espiritual, fortalecendo uma cultura de prevenção e proteção no ambiente escolar. Ao preparar os profissionais para agir com segurança em emergências, a ação promove um ambiente escolar mais acolhedor e confiável, contribuindo diretamente para o bem-estar de toda a comunidade educativa. A Rede Adventista de Educação mantém um calendário contínuo de formações voltadas não apenas para o aspecto pedagógico, mas também à proteção e ao cuidado dos alunos, abordando temas como primeiros socorros, saúde emocional, prevenção de riscos, dentre outros”, afirmou.
A importância da capacitação
Durante os encontros, o Tenente Paulo Souza compartilhou práticas e protocolos essenciais para agir com rapidez em situações emergenciais dentro do ambiente escolar.
Paulo destacou a relevância da formação: “A Lei Lucas veio para amparar as escolas, deixá-las juridicamente seguras em relação a como proceder. Então, é muito importante que os profissionais da educação, do porteiro à direção, saibam prestar socorro imediato até a chegada do SAMU. Nessa formação nós orientamos como eles devem proceder - o simples segurar a cabeça de uma criança ou adolescente ou de um professor em crise convulsiva, até aprender como realizar a manobra de Heimlich”.
Segurança que inspira confiança
Durante o período em que os alunos estão nas escolas, podem ocorrer situações adversas, engasgos, quedas, desmaios, entre outros, e é fundamental que os educadores saibam como agir rapidamente até a chegada do socorro profissional. A capacitação sobre a Lei Lucas garante esse preparo.
Diretores de Unidades Escolares de Brasília e Entorno relataram como a formação reforça o vínculo de confiança entre escola e famílias:
“As famílias confiam à escola sua joia mais preciosa: seus filhos. Quando eles buscam a Educação Adventista, muito além da formação acadêmica, eles esperam que seus filhos desenvolvam a parte social, religiosa, a formação do caráter... E certamente se sentirão mais seguros sabendo que os profissionais desta Unidade Escolar estão preparados para agir em situações emergenciais”. Giovane Neres – Diretor da Unidade Taguatinga
“Nós entendemos que o pai, quando procura uma unidade escolar, busca segurança. E a Lei Lucas, passa para o pai essa segurança. Então, saber que o filho vai estar amparado, vai estar em um ambiente que está preparado para atender todas as necessidades, inclusive em uma emergência, oferece ao pai é um alívio por saber que os profissionais que estão com seu filho, são capacitados para agir se houver uma necessidade. André Almeida, vice-diretor da Unidade da Asa Sul.
“Educadores devem estar preparados para qualquer evento que aconteça dentro da escola: suporte, socorro e acolhimento para todos. E isso impacta também na família, na confiança que ela tem na escola, por saber que no momento que precisar, nós estamos aptos para dar os primeiros atendimentos”. Jairo Fernandes, diretor da Unidade Gama
“Na verdade, quando a família traz o aluno para a escola, já no primeiro contato, percebemos que a segurança é um dos pontos principais. Por isso, ter uma equipe preparada para dar esse suporte em caso de emergência faz toda a diferença dentro da escola”. Célia Ribeiro, diretora Unidade Águas Claras
“Como uma instituição adventista, levantamos a bandeira da formação integral. Capacitar professores e colaboradores para saberem como agir em emergências e necessidade de primeiros socorros, significa mais do que apenas cumprir a lei; é dizer para os pais que a gente se importa com outros aspectos da vida do filho, como a questão da preservação física no ambiente escolar. Ana Paula Magioni, diretora da Unidade Guará.
Compromisso com uma formação integral
A Rede Adventista de Educação não se preocupa apenas com o ensino acadêmico de excelência, mas também com a formação integral de seus alunos, professores e colaboradores. A capacitação sobre a Lei Lucas vai além do cumprimento da legal: representa um compromisso real com a prevenção, o cuidado e a responsabilidade compartilhada.
Depoimentos de participantes

“O objetivo da nossa formação de hoje é preparar os nossos professores e colaboradores de acordo com a Lei Lucas. Estamos iniciando um novo semestre e nada melhor do que já iniciarmos preparando os nossos colaboradores e professores diante de situações de engasgo ou alguma necessidade emergencial que porventura possa acontecer.”. Patrícia Ferreira, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Fundamental 1 da Unidade Taguatinga.
“Essa formação é extremamente importante para os professores. Estamos lidando todos os dias com os alunos - crianças e adolescentes. Então, todo o conteúdo me chamou a atenção, mas principalmente o respaldo legal que a escola deve ter. Não só para se resguardar, mas também para proteger as crianças, para poder salvar vidas”. Rosiene Gomes, professora de Ciências do Fundamental 2, da Unidade Asa Sul
“Para o professor é muito importante estar preparado para agir, para poder salvar uma vida diante de alguma situação adversa. O engasgo, por exemplo, é uma coisa muito séria, mata centenas de crianças por ano. Então eu fico feliz por saber que a nossa instituição está preocupada com isso, afinal é uma questão de preservação da vida”. Edileuza Rodrigues, professora do Jardim I, na Unidade Gama.
“Uma formação muito esclarecedora. Importantíssima. O momento mais proveitoso para mim foi quando explicou sobre como proceder caso o aluno se engasgue com algum instrumento que ele esteja manuseando. Achei muito importante essa parte, bem esclarecedora mesmo”. Ismaelen Cunha professora do ensino fundamental I, Unidade Guará.
