Encontro de comunicação discute mídia e religião
Engenheiro Coelho, São Paulo ... [ASN] A quarta edição do Encontro Anual de Iniciação Científica em Comunicação (Enaicom), promovido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, através do curso de Comunicação...

Durante a palestra, foi desenvolvida uma reflexão acerca da contaminação entre a mídia e a religião. O palestrante teve como propósito despertar aproximação entre a experiência religiosa e a midiática. Miklos explicou que a pesquisa apresentada consiste na teoria crítica da sociedade e que a missão do trabalho é mostrar aquilo que a maior parte das pessoas não enxerga. “As pessoas, quando têm acesso a essas informações, podem se proteger de tudo aquilo que o universo das mídias pode criar. Para mim, comunicação é um vínculo que se coloca na experiência humana”, concluiu, ao contar que máquinas se conectam e seres humanos se vinculam.
O pesquisador é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição. O professor Tales Tomaz, organizador do evento, afirma que o número de pesquisas realizadas na área de comunicação tem tido um aumento significativo a cada ano. “O Enaicom é importante, pois é um evento que os alunos têm o contato com a pesquisa cientifica, com o fazer ciência, e nós sabemos que essa é uma coisa importante da formação em nível de graduação. Então esse é o momento para este contato com essa realidade”, explicou.
Vanessa Lemes, aluna do 4º ano de Jornalismo, conta que o evento serviu como incentivo aos alunos a continuarem os estudos na área da pesquisa. “Na palestra, o convidado mostrou que não dá para estudar tudo, mas o aluno pode escolher uma área específica que goste de estudar. É uma grande motivação”, comenta.
Os autores dos três melhores artigos terão custeadas as despesas de viagem para apresentação dos trabalhos em outros congressos, como, por exemplo, o Intercom, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. “O evento em si reforça o vínculo dos alunos de graduação com essa realidade da pesquisa e da pós-graduação”, conclui Tomaz. [Equipe ASN, Rafael Brondani]